Requerimentos solicitam ações para o bairro de Boa Viagem
Entre as solicitações aprovadas e discutidas pelo vereador na tribuna, estão o pedido de reforço da segurança urbana nas imediações do Edifício José Luiz Cavalcanti, na Rua Padre Cabral, em Boa Viagem, por meio do patrulhamento preventivo e ostensivo de viaturas da Política Militar e da Guarda Municipal do Recife. “A gente viu que faltava segurança nas imediações deste edifício e fez o apelo à Polícia Militar e à Guarda do Recife, que é utilizada como guarda de trânsito apenas. É um pedido para utilizar a Guarda como deve ser, a serviço do cidadão, como segurança, não só como um grupo que vai colocar multa nos cidadãos”, justificou.
Os vereadores Alef Collins e Júnior de Cleto apartearam o colega. Alef Colins pediu que o prefeito trate o armamento da Guarda como prioridade. “Não estou falando em armar de qualquer forma, mas treinar e valorizar a Guarda. Estamos perdendo toda nossa vanguarda à frente de outras capitais”. E Júnior de Cleto explicou que em breve isso será possível. “A Guarda Municipal está em processo de armamento. O prefeito está fazendo tudo com maestria. No passado, a Guarda foi armada de qualquer jeito e tivemos problemas. Tenho certeza que a Guarda vai ser uma das mais preparadas do Recife, porque as coisas estão sendo feitas com calma, com tempo”.
Também referentes ao bairro de Boa Viagem, foram aprovadas indicações ao secretário de Direitos Humanos e Juventude, e à secretária de Assistência Social para fazer o acolhimento das pessoas em situação de rua; um pedido de patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal 24 horas por dia; um apelo ao secretário de Defesa Social de Pernambuco para integrar as câmeras de videomonitoramento particulares de edifícios e condomínios residenciais e comerciais do bairro; e outro apelo ao delegado titular de Boa Viagem para investigar uma organização criminosa que seria responsável por furtos, roubos e tráfico de entorpecentes na área.
A Guarda Municipal foi citada em outro requerimento aprovado, que pede ao comandante da corporação a reforma nos alojamentos dos guardas. O vereador fez uma fiscalização e identificou colchões rasgados no local. A situação foi confirmada em aparte pelo vereador Gilson Machado Filho (PL), que fez uma fiscalização no alojamento da Guarda no Sítio Trindade. O vereador Fabiano Ferraz (MDB), integrante da corporação compartilhou da opinião. “Já estive em alguns alojamentos e confirmo o que Vossa Excelência acaba de mencionar. Quero pedir ao gerente geral da Guarda Municipal, o inspetor Cláudio, que ele faça um levantamento para identificar quais postos precisam de uma reforma, para que isso seja feito o mais breve possível. Porque quem está sofrendo são os guardas municipais”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento de Thiago Medina e apartes.
Em 11.08.2025