Serviços solicitados para a Várzea e outros bairros da Zona Oeste são discutidos na Câmara

Durante a apresentação de 17 requerimentos de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (18), o vereador Davi Muniz (PSD) debateu as proposições, em bloco. Ainda sobre o bairro, ele também discutiu um requerimento do vereador Eduardo Mota (PSB). “O que me chama a atenção é que eles mostram que o bairro da Várzea está em situação de abandono”, disse. Todos os requerimentos pedem ações e obras não só para o bairro, como também para comunidades vizinhas, todas localizada na Zona Oeste. Os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Júnior de Cleto (PSB) participaram dos debates.

Davi Muniz afirmou que muitas obras contidas nos requerimentos foram prometidas “há mais de um ano, muitas delas durante a campanha eleitoral”. Alguns requerimentos pautados por Eriberto Rafael, e que foram aprovados após as discussões, também foram solicitados pelo seu mandato em anos anteriores, segundo Davi Muniz. O de número 7267/2025, dirige indicação à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife  (Emlurb) para providenciar os serviços de pavimentação e de drenagem na Rua São Francisco de Paula, bairro Caxangá. “Eu já fiz essa solicitação, através de requerimento no ano passado. E até hoje não fui atendido”.

A maioria das proposições pede serviço de pavimentação e drenagem de ruas. Davi Muniz afirma que muitas dessas vias têm obras inacabadas. O requerimento número 7285/2025, pede serviços de pavimentação e drenagem na Rua do Jasmim, no bairro da Cidade Universitária. "A rua vizinha, que tem um empresarial, foi pavimentada. Mas a do Jasmim, está com obras paradas há um ano e três meses”.

O requerimento  número 7306/2025, dirige indicação à Defesa Civil do Recife para providenciar a realização da contenção de encosta de barreira e aplicação de geomanta na Rua Vale do Siriji, UR7, bairro da Várzea. "O dinheiro que já se gastou de lona naquela rua daria para fazer [a contenção da] barreira”.

Dois requerimentos causaram debates. Foram os de números 7307/2025, dirigindo indicação à Secretaria de Esportes do Recife para promover a implementação do “Projeto Gramadão” no Campo Beira Rio, localizado na Rua Felício dos Santos. E o requerimento nº 7337/2025, que pede o Gramadão no Campo da Caxangá, localizado na Rua São Francisco de Paula, bairro Caxangá. “É preciso ter entendimento de que esses gramadões ficam localizados em torno de casas e precisam ter vestiário. A maioria não tem banheiro nem vestiário”, criticou Davi Muniz. Segundo ele, os gramadões sem as vestiárias “são obras entregues pela metade”

O vereador Luiz Eustáquio pediu aparte e disse que os gramadões têm origem numa “ideia fantástica do prefeito João Campos, que dá dignidade a crianças e jovens, que antes jogavam bola no meio da lama”. Ele afirmou que algumas comunidades - como a de Santo Amaro, por exemplo - os moradores não quiseram Gramadão com vestiária.

Já o vereador Júnior de Cleto lembrou que o 15º Gramadão construído no Recife está localizado na Rua Vereador Luiz Cavalcanti, no bairro da Várzea, e que esse equipamento dispõe de um vestiário. “Além disso, o Gramadão foi feito dentro de um projeto maior, que é o Rua Tinidno, que também prevê a requalificação de toda a via”.

O vereador Davi Muniz  também discutiu o requerimento 7288/2025, de autoria de Eduardo Mota (PSB), que solicita indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), Daniel Saboya, para viabilizar a realização do serviço de pavimentação na Rua Teixeira de Freitas, Bairro Várzea. “A rua Teixeira de Freitas é uma travessa e ela não é diferente de todas as ruas que aqui já foram citadas durante a reunião plenária. Há um abandono no Recife e, principalmente, no bairro da Várzea”, disse Davi Muniz.

 


Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Davi Muniz sobre o requerimento 7288/2025.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Davi Muniz e apartes


Em 18.08.2025.