Substituição de calçadas, manutenção de banheiros públicos e policiamento são debatidos por vereadores

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Eduardo Moura (Novo) subiu à tribuna para discutir 36 requerimentos de sua autoria. Também debateram, em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Gilson Machado Filho (PL), Júnior de Cleto (PSB), Felipe Alecrim (Novo). Os requerimentos versam sobre os variados temas, como saneamento, segurança, infraestrutura, saúde, manutenção urbana. Em destaque, foi debatida a substituição de calçada em Casa Forte, policiamento nas Graças, ambos na Zona Norte, além da higienização e manutenção de banheiros em Boa Viagem, Zona Sul.

O primeiro requerimento abordado pelo vereador Eduardo Moura foi o de nº 6.647/2025, com indicação ao secretário de Infraestrutura solicitando avaliação técnica e revisão da execução das obras de substituição de calçadas na Avenida Dezessete de Agosto, bairro Casa Forte. De acordo com o parlamentar, o pedido partiu da solicitação de moradores da localidade. "Eles nos procuraram questionando a necessidade da substituição de calçadas em bom estado. Eles relatam o desperdício de verba pública e a falta de planejamento urbano", disse. Em aparte, o vereador Rinaldo Junior disse que teria observado a substituição e questionado à Prefeitura. "Me chamou a atenção  para onde esses tijolinhos estavam indo, e a resposta que eu recebi foi que eles estão passando pela Emlurb para fazer uma requalificação naqueles que conseguem requalificar, e serão usados no próximo calçamento do Recife", detalhou. 

O outro requerimento que gerou debate foi o de nº 6.659/2025, que determina a reforma completa dos banheiros públicos da pracinha de Boa Viagem, além de ações emergenciais de higienização e manutenção do espaço, garantindo condições dignas para os frequentadores. O autor do requerimento criticou a situação dos banheiros do local, já que é um ponto turístico da cidade. "Eu estive na pracinha e aquilo não é banheiro. Os comerciantes estão com problema para trabalhar, tem um problema com caixas elétricas nos postes que estão enferrujadas. O acesso aos banheiros é regulado por duas ou três pessoas, então, nem o turista e nem todos os comerciantes têm acesso ao banheiro", disse Eduardo Moura. Em aparte, o vereador Gilson Machado Filho lamentou a situação. "Muita gente vem para  o Recife para ir à praia de Boa Viagem, aí você vai na pracinha, que tem uma feirinha e uma igrejinha e não pode nem ir ao banheiro". 

Em seguida, foi debatido o requerimento de nº 6.828/2025, que pede a adoção de providências para reforço do policiamento ostensivo e melhora da iluminação no Parque das Graças, situado na Rua Medeiros e Albuquerque, bairro Graças. "Aquele parque que o prefeito construiu e fez aquele crime ambiental todinho", questionou Eduardo Moura. O vereador Rinaldo Junior voltou para o microfone de aparte e defendeu a Prefeitura do Recife. "Vossa excelência acabou de dizer a seguinte frase: 'aquele parque que o prefeito cometeu crime ambiental'. Você imputou um crime. O Parque das Graças foi um parque que foi construído ouvido por várias pessoas, pela academia, pelo Conselho de Meio Ambiente. Teve um reflorestamento de quase oito mil mudas daquele local", afirmou. A vereadora Cida Pedrosa também ocupou o microfone de aparte e detalhou que houve estudos e escutas para a construção do equipamento. "Eu fui secretária de Meio Ambiente e aquele parque foi pensado na minha gestão. Não houve crime ambiental, houve autorização do licenciamento, um estudo de impacto ambiental como nunca foi feito em obra nenhuma desta cidade. Foram retirados alguns elementos arbóreos de mangue com replantio integral. Quando qualquer retirada de árvore ou mangue é feita sob autorização, é feito o replantio. Não há crime. Haveria crime se não tivesse havido um estudo de impacto", reforçou.

Segurança Pública – No que se refere aos requerimentos voltados à segurança pública elaborados pelo vereador Eduardo Moura, em aparte, o vereador Júnior de Cleto destacou a importância da segurança nas ruas da cidade. "Mas a gente sabe que a nossa Guarda ainda não está armada, e a gente sabe também que, com a Guarda armada, não vai solucionar o problema da segurança pública do município. O problema da segurança pública é do Estado, que está sendo omisso e o Recife está sofrendo com isso". O vereador Felipe Alecrim também ocupou o microfone de aparte. Ele criticou a gestão do PSB e observou que "a segurança pública é tripartite, todos têm responsabilidade".  

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e apartes. 

Em 12.08.2025.