Vereadores debatem requerimento sobre a criação de centro de internação para pessoas em situação de rua
Ao ocupar a tribuna, Felipe Alecrim disse que o requerimento é oriundo de fiscalizações realizadas pelo seu mandato nas unidades públicas voltadas aos cuidados com as pessoas em situação de rua do Recife. "A gente pode afirmar com tranquilidade que o atual sistema proposto pela Prefeitura não funciona. Quando a pessoa em situação de rua procura um Centro Pop, naquele momento, ela faz um lanche, lava a sua roupa, cuida da sua higiene e depois volta para a rua. Quando a pessoa em situação de rua hoje, no Recife, consegue vaga em um abrigo, ela passa a noite e depois é obrigada a voltar para a rua", afirmou.
Segundo Felipe Alecrim, é preciso que haja um trabalho multidisciplinar para a reinserção dessas pessoas nas famílias e na sociedade. "Hoje não existe um espaço que trabalhe, de forma efetiva, a reconstrução do vínculo familiar, a empregabilidade, o tratamento contra o vício de álcool e de droga".
Em aparte, o vereador Eduardo Moura disse que o requerimento é votado logo após o mês de julho, em que ele realizou várias fiscalizações e visitas noturnas às ruas da cidade. "Eu fiz uma peregrinação pelas ruas da cidade durante a noite", detalhou. "Eu fiz basicamente um censo dos moradores de rua em todos os pontos da cidade e, sim, o Recife hoje tem uma cracolândia. Só que essas pessoas são vítimas do vício. Não tem, no Recife, um local de acolhimento para essas pessoas tratarem o vício delas, da mesma forma que não existe nessa cidade um local para as pessoas dormirem".
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim e aparte.
Em 05.08.2025.