Vereadores debatem sobre população em situação de rua

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (4), um requerimento que solicita ações de abordagem social e assistência às pessoas em situação de rua e usuários de substâncias psicoativas. O pedido de indicação à Secretária Municipal de Assistência Social e Combate à Fome é de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) e foi discutido também pelos vereadores Thiago Medina (PL), Felipe Alecrim (Novo) e Alef Collins (PP).

“Em cada bairro, você nota um aumento da população em situação de rua. Eu solicitei à Prefeitura do Recife a recriação da secretaria de programas antidrogas para ajudar essas pessoas, mas me falaram que no momento isso não é prioridade”, destacou Gilson Machado Filho, que defendeu a internação compulsória. “99% dessas pessoas que  utilizam drogas não têm condições por si só de ir atrás de uma casa e de voltar para suas casas porque elas estão 100% viciadas. Não têm condições. Elas precisam de uma ajuda superior que faça realmente uma internação compulsória. Daí ela vai buscar um emprego e restabelecer sua vida”, frisou.

A internação compulsória para tratar dependentes químicos em situação de rua também foi uma medida defendida pelo vereador Thiago Medina, que citou as cidades de Curitiba e Florianópolis como exemplos da iniciativa. Já tramita na Casa, um projeto de lei do parlamentar sobre o tema. “A gente interna o cidadão, dá uma dignidade humana e depois uma oportunidade de trabalho a essa pessoa”.

O vereador Felipe Alecrim lembrou de fiscalizações feitas por ele nos equipamentos públicos voltados aos cuidados das pessoas que vivem em situação de rua. “Posso afirmar que a situação é extremamente precária e hoje o atual formato não atende a necessidade, no sentido de restabelecer a dignidade humana”. Ele pontuou a necessidade de acolhimento 24h e de um centro integrado.

Para o vereador Alef Collins, não há acompanhamento do Executivo para pessoas em situação de rua e com dependência química. “Fica aqui mais uma vez o nosso apelo para que a Prefeitura possa abrir os olhos para essa população que não é enxergada”. Ele defendeu ainda as comunidades terapêuticas. “Esse trabalho não é compulsório, mas cuida sim, de verdade, da vida dessas pessoas que querem sair das drogas”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho e apartes.

 

Em 04.08.2025