Vereadores discutem alagamento na avenida José Rufino e capacitação de professores em IA

O vereador Alef Collins (PP) apresentou uma série de requerimentos na pauta de votação da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (12). O parlamentar escolheu quatro proposições para destacar na tribuna da Casa sobre temas variados: alagamentos na avenida José Rufino, capacitação em IA para professores e censo para pessoas com epilepsia - todos dirigidos à órgãos e entidades municipais. Um dos requerimentos foi destinado ao Governo do Estado, solicitando a criação de uma delegacia especializada para proteção de pessoas com deficiência. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Thiago Medina (PL) participaram dos debates..

O requerimento nº 7004/2025 dirige indicação ao secretário da Selic para verificar a situação dos recorrentes alagamentos, durante as chuvas, na av. José Rufino, próximo ao Colégio Visão, bairro Estância. “Esse requerimento veio a partir de uma denúncia de moradores que residem próximos àquela região que vieram ao meu encontro para poder entender qual o problema crônico que existe ali. A Prefeitura ainda não resolveu a questão”, disse Alef Collins.

No aparte, o vereador Eduardo Moura (Novo) disse que o motivo do alagamento era o rio Tejipió. “A Prefeitura está dragando o rio Tejipió há dois anos, mas até agora nada. O Tejipió recebeu investimentos do Promorar, no valor de R$ 2,1 bilhões de reais e temos, atualmente, zero resultado”.

Já o requerimento nº 7153/2025 solicita indicação ao prefeito do Recife no sentido de instituir uma política estratégica de capacitação em Inteligência Artificial (IA) para os professores da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de prepará-los para os desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias no ambiente escolar. “A tecnologia vem avançando e os professores da nossa cidade precisam se capacitar, principalmente com essa política nova que está chegando de estratégia que é a inteligência artificial. A Prefeitura do Recife pode implementar essa política estratégica para que os professores possam trazer novas tecnologias”, explicou Alef Collins.

Em aparte, o vereador Thiago Medina (PL) disse que o requerimento  servirá como ajuda na capacitação e treinamento dos professores. “Que os professores possam aliar um conhecimento que já têm nas suas áreas, seja Matemática, Geografia, Química ou Ciências, com a tecnologia de ponta que tem surgido nos dias de hoje, que é a inteligência artificial, e ela ajudará na melhoria do ensino no Recife”.

Delegacia especializada para pessoa com deficiência  e censo para pessoas com epilepsia - Outras duas proposições foram abordadas pelo vereador Alef Colins na tribuna da Casa. Ele discorreu sobre o requerimento nº 7040/2025 que dirige apelo à governadora do Estado de Pernambuco no sentido de unirem esforços visando à instalação de uma delegacia especializada na proteção da pessoa com deficiência no Recife. “Existe essa delegacia especializada em São Paulo e é preciso que a cidade tenha essa unidade. Então, fica aqui o nosso apelo para que a governadora possa olhar diferente para essas pessoas porque há uma grande dificuldade que é enfrentada no Recife, principalmente em relação às pessoas com deficiência”.

O último requerimento discutido, foi o de nº 7062/2025, que dirige indicação à Secretaria de Saúde do Recife para realizar um censo municipal para pessoas com epilepsia, com o objetivo de mapear a realidade dessa população e, assim, permitir a criação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. “Um por cento da população mundial tem epilepsia. Muitas pessoas têm epilepsia no Recife e elas precisam ser cuidadas e vistas porque a epilepsia muitas vezes é negligenciada”.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins e apartes.

Em 12.08.2025