Alunos do Colégio Motivo visitam a Câmara do Recife

Numa atividade de caráter pedagógico, com fins de educação política, 37 alunos do 9º ano do Colégio Motivo, do bairro de Casa Forte, visitaram a Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8), quando foram recebidos pela vereadora Flávia de Nadegi (PV). O objetivo foi estimular a participação cidadã dos estudantes e ao mesmo tempo, conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, em especial a Casa de José Mariano; saber quais são as atribuições de um vereador e como as leis que impactam diretamente a vida de todos os cidadãos recifenses são elaboradas e votadas.

“Uma cidade do tamanho do Recife é enorme e as urgências são muitas. Então, é difícil administrar. Por isso, o papel do vereador é importante não só para fazer as leis como também para fazer as fiscalizações do Poder Executivo”, disse a vereadora. Entre outras explicações dadas aos estudantes, ela falou que os projetos de lei podem ter origem a partir do Executivo ou por iniciativa dos vereadores e que os textos passam por comissões antes de chegar ao plenário, para votação. “Os projetos de lei são votados duas vezes, depois seguem para sanção do prefeito, que pode vetar alguns artigos. Depois é que viram lei”, disse Flávia de Nedeji.

O vereador Eduardo Moura (Novo) participou da visita e deu boas vindas aos estudantes, que tinham em média 14 a 16 anos. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um tour guiado pelas dependências da Casa de José Mariano, como parte do processo educativo e de incentivo à cidadania.

A visita contou a presença da coordenadora para os anos finais do Ensino Fundamental, Vanessa Anselmo; do professor de Língua Portuguesa, Caio Freitas; e de Laboratório de Inteligência de Vida e Sociologia, Albino Dantas. “Essa visita tem objetivo didático. A nossa escola é sócio interacionista e nós vamos para além da teoria em sala de aula. Os alunos são muito cobrados, por exemplo, no gênero argumentativo dissertativo das redações. E a visita vai contribuir para eles terem embasamento na hora de falar sobre o funcionamento do Poder Legislativo”, disse a coordenadora.

O professor Caio Freitas informou que, ao conhecerem a Câmara do Recife, os estudantes estão se preparando para o Enem. “Da visita, fazemos um trabalho transversal, que servirá para várias disciplinas”. O professor Albino Dantas completou que a “cidadania ativa coloca as pessoas em local de destaque na sociedade, o que exige um conhecimento das instituições”. 

A estudante Letícia Cortez, 14 anos, observou que até então não conhecia a Câmara Municipal e que a visita “era uma forma de introduzir os jovens nas atividades políticas”. O estudante Pedro Maia, 14, afirmou que participou da visita na Casa de José Mariano “com o intuito de aprender sobre o legislativo e saber como as leis são feitas”. Os dois se disseram “satisfeitos com a atividade".

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.


Em 08.09.2025.