Armamento da Guarda Municipal é defendido por parlamentares

Um requerimento sobre a realização de uma reunião solene, na Câmara Municipal do Recife, em homenagem às Forças de Segurança Pública suscitou um debate a respeito do armamento da Guarda Municipal da cidade. A proposição é de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB) e foi discutida no plenário da Casa pelos vereadores Eduardo Moura (novo), Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL).

O requerimento número 9390/ 2025 solicita a realização de uma reunião solene, no dia 29 de outubro, às 18h, para prestar homenagem às Forças de Segurança Pública. Antes de ser votado e aprovado em plenário, o vereador Eduardo Moura ocupou a tribuna e  defendeu o uso de arma pela Guarda Municipal do Recife. “As Forças de Segurança dessa cidade deveriam ter o porte de arma. A Polícia Municipal já é reconhecida até pelo Supremo Tribunal Federal (STF)", destacou.  Segundo o parlamentar há uma necessidade de aumento no número de homens e mulheres na corporação, em paralelo à melhores condições de trabalho.

Em aparte, os vereadores Felipe Alecrim e Gilson Machado Filho salientaram que era importante aplaudir o trabalho que a corporação realiza e defenderam melhorias salariais e de infraestrutura, “O mais importante é a valorização salarial, o cuidado e o zelo com a dignidade que essas pessoas precisam levar para as suas casas”, disse Alecrim. “No Sítio da Trindade, fui fiscalizar o São João e lá tem um posto da Guarda Municipal. Eles tiveram que comprar um ar-condicionado e micro-ondas com dinheiro próprio e o descanso está localizado num sótão que tem infiltração”, finalizou Gilson Machado Filho.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Em 30.09.2025