Audiência debate prorrogação de validade em concurso de professores do Recife
Ao abrir a audiência pública, Liana Cirne enfatizou os dados da Secretaria da Educação sobre quantos cargos vagos de professores existem na Rede Municipal. “A Prefeitura do Recife informou que, para Professor I, havia 887 cargos vagos. São 540 professores de Contrato por Tempo Determinado (CTD) ocupando vagas de professores que deveriam ser concursados", Ela ressaltou que "mesmo zerando o cadastro de reserva, ainda não temos a conclusão das vagas disponíveis e há a necessidade de realizar outro concurso público”.
Manuela Kalline, representando todos os aprovados no concurso, disse que todos os professores do cadastro de reserva estão para contribuir da melhor forma. “Somos professores capacitados, passamos por um processo seletivo muito difícil e estamos prontos para assumir com qualidade e competência. Muitos integrantes do cadastro de reserva estão desempregados”.
Adneva Azevedo, representando o SIMPERE (Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife), disse que era uma questão muito séria a ausência dos professores efetivos em sala de aula. “A falta de professor causa uma série de situações que vão desde a negação do direito do estudante de estar na escola, até ameaças sofridas pelos docentes em seus espaços escolares. Temos 296 que aguardam a nomeação no último concurso”.
Rossana Albuquerque, representando a Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, pontuou que o diálogo na gestão é aberto e citou detalhes do concurso de 2023. “Foram convocados, até agora, 1806 Professores I e 385 Professores II. Sabemos da expectativa e da necessidade e daremos a resposta para vocês o quanto antes sobre o chamamento do cadastro de reserva. É uma categoria que é vista com muita importância na Rede”.
Fred Kataoka, gerente de Relações do Trabalho da Secretaria de Administração, também disse que dará uma resposta devida aos professores. “Coloco a Secretaria de Administração à disposição para que a gente possa discutir e debater também, em outros momentos, todos os assuntos que vocês tiverem para apresentar. O Sindicato tem o nosso contato e a gente está à disposição sempre que precisar”.
A vereadora Liana Cirne avaliou como positiva a audiência pública e disse que, de acordo com a Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, "a resposta virá até o dia 14 de outubro. Nós temos um indício dado pela Secretaria de Educação ao Tribunal de Contas do Estado que acontecerá a renovação do concurso. Mas o que nós queremos, na verdade, é zerar o cadastro de reservas, porque há uma demanda muito grande", destacou.
Clique aqui e assista a reportagem da TV Câmara do Recife.
Em 26.09.2025