Câmara entrega Título de Cidadã do Recife a dermatologista Fátima Brito

Referência na dermatologia, em Pernambuco, ela deu diversas contribuições à pesquisa e ao ensino na especialização como chefe de serviço da Dermatologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A médica Maria de Fátima de Medeiros Brito é um dos nomes reconhecidos no exercício de uma dermatologia de qualidade e ética, assim como na área de estética. Natural do Rio Grande do Norte, ela adotou a capital pernambucana como cidade desde 1993 e, na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal, em reconhecimento às suas contribuições, entregou a ela o Título de Cidadã do Recife, por iniciativa do vereador Carlos Muniz (PSB). A solenidade foi presidida pelo vereador Gilberto Alves (PRD).

Os vereadores  compuseram  a mesa de honra com a homenageada; a secretária de Projetos Especiais do Recife, Marília Dantas; a representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Pernambuco -, Sarita Martins; e o marido da homenageada, representando a família, Júlio Zoé. Ao ocupar a tribuna para justificar a honraria, Carlos Muniz disse que era “um prazer conceder este Título à senhora”, disse o parlamentar, dirigindo-se à homenageada. “Hoje é um dia de grande alegria para o povo do Recife. É também um momento esperado por essa pessoa querida por todos, a médica Maria de Fátima de Medeiros Brito. Para mim, é motivo de orgulho conceder este Título”.

Carlos Muniz relatou dados históricos da médica e como ela se tornou médica respeitada, que deu “tantas contribuições particularmente para a saúde do recifense”. Destacou que Fátima Brito nasceu em São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte. Concluiu o curso de Medicina em 1992, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e logo em seguida foi aprovada na Residência de Clínica Médica no Hospital Barão de Lucena, em 1993, quando fixou residência no Recife.

Em 1995, disse o vereador, a médica ingressou na Residência de Dermatologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluindo-a em 1998. É especialista em Dermatologia, título outorgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e reconhecido pela Associação Médica Brasileira. De 1993 a 1998, foi médica plantonista do Hospital da Restauração; e de 1995 a 2012 prestou serviços como médica na Prefeitura da Cidade do Recife, cuidando dos pacientes portadores de hanseníase.

O vereador destacou, ainda, que a médica realizou pesquisas de mestrado (2002-2004) e doutorado (2004-2008), ambos pela UFPE. A partir de 1998, participou de várias gestões da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Regional de Pernambuco. É sócia-fundadora e diretora médica da Clínica Dermatológica Fátima Brito, e tem quase três décadas de atuação em Dermatologia e Medicina Estética em Pernambuco. Em 2012, foi aprovada no concurso público para o cargo de professora no curso de Medicina da UFPE. Em 2019 assumiu o cargo de chefe de serviço da Dermatologia na UFPE, função que ocupa até hoje.

“É um currículo gabaritado. Ela fez entregas para o Recife. Com inúmeros serviços prestados e especializações, a médica Fátima Brito é uma pessoa capaz de transformar ambientes”, disse o vereador, acrescentando que os serviços prestados pela médica  justificavam a entrega da honraria.

Após o discurso, o vereador Carlos Muniz entregou o Título de Cidadã do Recife, com a respectiva medalha, à doutora Fátima Brito. Em extensão à homenagem, a esposa do vereador, Margareth Gueiros Pacheco, fez a entrega de flores à homenageada que, na sequência, ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimentos. “Serei breve, pois na verdade eu já estou louca é para frevar”, disse. Ela agradeceu ao vereador Carlos Muniz “por este momento tão especial” e a todos os vereadores, que aprovaram a homenagem  na Casa, por unanimidade.

Emocionada, Fátima Brito disse que estava “muito feliz por receber este Título”, mas também afirmou que tem “muito orgulho” de sua cidade natal. Falando do Recife, a mais nova cidadã afirmou que “receber este Título é uma das maiores honrarias de minha vida” e agradeceu pela transferência de sua cidade para a capital de Pernambuco. “Eu encontrei aqui, nesta cidade, não só um lar, mas um espaço fértil para crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Aqui, plantei raízes sólidas e abracei a identidade recifense”.

Fátima de Brito observou que sua trajetória foi marcada pela Dermatologia. “Eu fiz da minha profissão o meu instrumento de transformação social”. Ela disse que se doou, como professora a formar novos dermatologistas e como pesquisadora a estudar a doença da acne, onde deu grandes contribuições. Ela lembrou que também trabalhou no combate à hanseníase. “Nada disso seria possível sem a confiança e o incentivo do povo recifense. É um povo vibrante e acolhedor, que celebra a vida em todos os momentos. Isso eu admiro demais nos recifenses. E quero também manifestar toda a minha gratidão”, disse.

Durante a solenidade, foi exibido, no telão do plenário, um vídeo com a homenageada falando uma poesia sobre o Recife. O professor Luiz Gonzaga recitou um poema e a Orquestra Paranampuká fez uma apresentação musical. No final, o vereador Gilberto Alves elogiou a iniciativa da homenagem e parabenizou a médica Fátima Brito. Em seguida, convidou a todos os presentes para que ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene para entrega do Título de Cidadã do Recife à médica Fátima Brito.

Em 26.09.2025