Câmara aprova pedido de requalificação do Mercado de Afogados

A situação do Mercado de Afogados, no bairro de mesmo nome, foi tema de debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º). Na ocasião, foi debatido e aprovado pelos vereadores e vereadoras da Casa o requerimento nº 7.728/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que solicita a realização do serviço de requalificação total, incluindo a limpeza e a manutenção das fossas, do Mercado e da feira de Afogados. Ao discutir o tema na tribuna, o parlamentar disse ter visitado o local recentemente e ter constatado diversos problemas, principalmente sanitários.

“Infelizmente, toda aquela área ao redor das vendinhas tem esgoto a céu aberto. E os feirantes que de lá sobrevivem e tiram o seu sustento, estão vendendo fruta, carne, ovo entre esgoto e lixo”, disse Gilson Machado Filho. Falta de equipamentos básicos, como extintores de incêndio, também foram constatados pelo parlamentar em sua visita. “Quantos incêndios a gente já viu em mercados públicos aqui no Recife? E se você for investigar a fundo o Mercado de Afogados, você vai ver a quantidade de gambiarra e fio entre telhas que tem lá”.

Em aparte, os vereadores Fred Ferreira (PL) e Felipe Alecrim (Novo), se pronunciaram a favor do pedido de requalificação e teceram críticas ao Poder Executivo municipal. “Eu acho muito importante que a Prefeitura realmente dê um banheiro digno para as pessoas pararem”, denunciou Ferreira, alertando para situação dos banheiros públicos do local. “Cada um desses mercados aqui no Recife é uma tradição viva, mas que está morrendo no abandono. É preciso ter um projeto sério de revitalização”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho e apartes.

Em 01.09.2025