Câmara discute pedido por troca de tampas de bueiro em ruas da Boa Vista
Para Eduardo Moura, os serviços deveriam ter sido realizados pela Prefeitura antes do inverno. “Todos os serviços que são para preservação de acidentes durante a chuva, por obviedade têm que ser feitos antes da chuva”, afirmou o parlamentar, salientando o volume de requerimentos desse tipo que são apresentados ao Poder Legislativo pelos parlamentares.
Eduardo Moura também levantou dúvidas sobre a relação dos pedidos de Ana Lúcia com a lei municipal nº 19.385/2025, aprovada neste ano a partir de um projeto do Poder Executivo. O texto prevê, dentre outras disposições, a substituição das tampas de bueiro metálicas por tampas que utilizem poliéster reforçado com fibra de vidro ou material similar. “Não tem nenhuma menção a estar faltando a tampa nesses bueiros [tratados nos requerimentos]. Então, para que trocar?”, questionou. “Porque quando você troca a tampa, você atende ao que o prefeito quer. Quanto mais tampa trocada, mais tem que pagar à empresa que ganhou a licitação para trocar as tampas de bueiro”.
Em aparte ao colega, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) relembrou que a discussão sobre a lei foi baseada nos problemas que os furtos das tampas de bueiro metálicas causavam, acrescentando que a hipótese de beneficiamento de empresas no processo de troca desses materiais seriam uma “tese de fake news”. “Eu tenho a impressão de que, quando a gente aprovou aqui troca de tampa de bueiro [foi] porque as tampas estavam sendo roubadas e porque estavam ocorrendo acidentes. Eu acho que foi essa a discussão que a gente fez nesta Casa aqui: ia trocar as tampas de bueiro de ferro porque várias vezes elas eram roubadas e as pessoas eram surpreendidas”.
Fazer o bem - A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também debateu os requerimentos de sua autoria. Ela esclareceu que eles fazem parte das suas atribuições parlamentares e que estranhava a interpretação dada pelo vereador que a antecedeu na tribuna. “Meu gabinete trabalha muito e minha assessoria vai às ruas para levantar as necessidades do povo. Nossa intenção é fazer o bem à população. Nosso gabinete também é procurado e nós levamos os problemas, através desses requerimentos, para quem possa resolvê-los”, disse a parlamentar.
Ao debater o requerimento número 7486/2025, afirmou que o problema também era da Compesa, que é da gestão do Governo do Estado. O requerimento solicita à Secretaria de Infraestrutura do Recife o serviço de requalificação de tampas e desobstrução de esgoto na Rua Gervásio Pires, em frente ao número 249, na Boa Vista. “A Compesa às vezes deixa os buracos que faz, sem tampa”, observou.
Ana Lúcia afirmou ainda que, quando solicita a substituição de tampas de bueiro nas ruas, visa reduzir acidentes. “Quem vai ganhar é o pedestre, a pessoa idosa. A minha assessora já caiu num bueiro aberto. Quero dizer que eu não tenho nenhum interesse pessoal nessas trocas de bueiro. E também não tenho empresa que fabrica tampa”. O vereador Rinaldo Júnior (PSB) pediu aparte e apoiou a vereadora. Ele disse que, na ansiedade de criar conteúdo para redes sociais, há vereadores que fazem “gol contra” a população e que desconhecem que a própria Câmara do Recife votou, no ano passado, a necessidade de haver um padrão de tampas de bueiros para as ruas da cidade.
O vereador Tadeu Calheiros (MDB) também pediu aparte. “Os requerimentos da vereadora revelam a intenção de fazer o bem para cidade do Recife”. O terceiro vereador que pediu aparte foi Júnior de Cleto (PSB), que fez a defesa da utilidade dos requerimentos aprovados pela Câmara Municipal. “Os nossos requerimentos funcionam. Através de um requerimento da vereadora Ana Lúcia, os moradores da Rio Tinto, na Linha do Tiro, foram atendidos pelo programa Rua Tinindo”, testemunhou.
Ana Lúcia debateu, na sequência, requerimentos que pediam, ainda, a necessidade de obras na rua do Príncipe, bairro Boa Vista; colocação de piche na rua Guaramirim, bairro Jiquiá; a realização do serviço de calçamento e o serviço de recapeamento asfáltico com colocação de piche na rua Soldado Gregório Vilalva, bairro Várzea; a realização do serviço de pintura de faixa de pedestres na rua Falcão de Lacerda; reformas estruturais na Escola Municipal Pedrinho, rua Córrego do Arcânjo, bairro Nova Descoberta, entre outros
Clique aqui para assistir à reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 01.09.2025