Câmara entrega Medalha de Mérito José Mariano ao médico, pesquisador e professor José Luiz de Lima Filho

Concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Recife, ou à sua gente, ou ainda aos que tenham se consagrado mundialmente por serviços à humanidade e à paz mundial, a mais alta comenda da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao médico, pesquisador, professor e diretor do Instituto de Imonupatologia Keizo Asami (Lika-UFPE), José Luiz de Lima Filho, na tarde desta quarta-feira (17). A iniciativa foi do vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) e a solenidade de entrega foi presidida pelo vereador Júnior de Cleto (PSB).

O professor José Luiz de Lima Filho é titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco e diretor científico do Lika, laboratório que foi transformado em Instituto e está localizado no câmpus da UFPE. O Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami foi inaugurado em 23 de abril de 1986 e recebeu esse nome em homenagem ao cientista da Universidade de Keio (Japão), professor Keizo Asami. Juntamente com o professor Aggeu Magalhães Filho, da UFPE, Keizo Asami idealizou a criação de um instituto de pesquisa em doenças tropicais no Nordeste brasileiro.

Além do vereador proponente da homenagem e do presidente da solenidade, fizeram parte da mesa de honra o professor José Luiz de Lima Filho; a doutora e esposa do homenageado, Danyelle Bruneska; o doutor e irmão do homenageado Manoel Eusébio de Lima e o chefe de gabinete do vereador Pedro Jorge, do município de Escada (PE), Rivaldo Jorge da Silva. Após a execução do Hino Nacional, de praxe nessas solenidades, o vereador Alcides Teixeira Neto fez referências à biografia do professor.

Durante o seu discurso, o vereador Alcides Teixeira Neto solicitou que fosse transmitido um áudio sobre a biografia do homenageado. “Nascido no Recife, filho mais novo de uma costureira e de um vendedor das Lojas José Araújo, ele começou a estudar porque tinha que acompanhar o irmão mais velho nas aulas. Estudava no Ginásio Pernambucano quando recebeu uma bolsa de estudos para o Colégio Contato. Entrou no curso de Medicina na UFPE aos 16 anos, o segundo aluno mais jovem”.

“Formado em 1983, rapidamente trilhou os caminhos da pesquisa científica ao conquistar o Título de Doutor em Bioquímica e Microbiologia, pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, em 1987. Poderia ter seguido carreira em qualquer lugar do mundo, mas escolheu permanecer no Recife, transformando nossa cidade em referência científica. À frente do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami desde o ano 2000, ele formou gerações de pesquisadores. Foram mais de 100 mestres e doutores. Também inspirou jovens que hoje brilham em universidades do Brasil e do exterior. Construiu um legado que honra nossa cidade, nosso estado e nosso País”.

“Agraciado com a Grã-Cruz, da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC), ele mostrou que da nossa Recife podem nascer pesquisas de impacto global sem nunca perder as raízes. O professor José Luiz é a prova viva de que a ciência feita no Recife pode transformar o mundo”

Após o discurso, o vereador entregou a Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, ao professor José Luiz de Lima Filho; e também entregou flores à esposa do homenageado. Na sequência, o professor foi convidado a ocupar a tribuna e a fazer suas colocações. “É difícil quantificar e qualificar esta homenagem para mim”, disse o professor, ao iniciar  discurso. Ele agradeceu ao vereado Alcides Teixeira Neto pela concessão da Medalha de Mérito José Mariano e disse que ficou “muito emocionado” ao receber a comenda.

No discurso ele falou também sobre o Lika-UFPE e o trabalho que vem desenvolvendo, ao lado de outros pesquisadores nacionais e internacionais. Destacou que o Instituto recifense já comprovou que tem competência para realizar pesquisas e fazer experimentos de qualidade para todo o mundo. “Mais de uma vez já comprovamos que somos capazes disso”

O professor falou sobre o Recife. “Esta cidade tem algo mágico, é uma cidade que tem um magnetismo que a gente nem sempre percebe” disse. È esse magnetismo, segundo ele, que tem mantido os recifenses de renome na cidade e também tem trazido grandes nomes para atuar na cidade. Bem humorado, lembrou histórias recifenses e sublinhou que “os rios Capibaribe e Beberibe” formam o Oceano atlântico;  lembrou da história improvável de que 23 famílias de judeus saíram da cidade “para formar Nova Iorque (quando na verdade o estado de Nova Iorque já existia). “No máximo, formou o Wall Stret ou Manhattan”. Também sublinhou que há quem diga que “o primeiro trabalho científico das Américas foi feito no Recife”.

O professor afirmou, ainda, que o Recife “é quase um País, é o Recife dos rios, dos oceanos, das religiões, das ciências, do cientista Mário Schenberg, de Ernesto Marques. Se hoje o Brasil realiza teste de vacina da dengue e chicungunha é graças a ele (a Ernesto Marques)”.  O professor discorreu sobre várias qualidades da cidade e dos recifenses. Nesse ponto, falou sobre o político e líder abolicionista José Mariano, que é patrono da Câmara do Recife e que dá nome ao título de Honra ao Mérito, que recebeu. “Ele tentou mudar o mundo, a nossa realidade”, comentou, acrescentando que  a biografia dele “muito me honra”.

No final, o vereador Júnior de Cleto fez considerações sobre a solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para, de pé, acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene para entrega da Medalha de Mérito José Mariano para o médico José Luiz de Lima Filho, diretor e professor do Instituto de Imunopatologia Keizo Asami

Em 17.09.2025.