Câmara entrega Título de Cidadão do Recife ao ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga

O vasto perfil biográfico do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, um magistrado cuja trajetória profissional é marcada por um espírito conciliador e de diálogo, ganhou mais um importante item. Ele recebeu o Título de Cidadão do Recife, concedido pela Câmara Municipal, a partir da iniciativa do vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Casa de José Mariano. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira (19), presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Além dos dois parlamentares – Romerinho Jatobá e Zé Neto – a mesa solene foi composta pelo homenageado, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 6ª região; o desembargador Eduardo Pugliesi, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 6ª região; o deputado federal Lucas Ramos;  o procurador-geral do Município, Pedro Pontes, no ato representando o prefeito João Campos; e a conselheira estadual Marcele Pereira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).

“É com grande satisfação que nos reunimos hoje nesta Casa Legislativa para entregar o merecido Título de Cidadão do Recife ao ministro Aloysio Corrêa da Veiga”, comemorou o presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá, acrescentando que se tratava de “uma justa homenagem a um homem que construiu uma trajetória marcada pela dedicação, pela ética e pelo compromisso para com a Justiça”.

No discurso, Romerinho Jatobá enfatizou que “o ministro Aloysio Corrêa da Veiga trilhou um caminho de muito estudo, trabalho e responsabilidade, até se tornar uma das mais importantes referências da magistratura nacional”. Ressaltou que o homenageado, natural de Petrópolis (RJ), atua há mais de 40 anos na magistratura trabalhista, tendo se formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

O vereador destacou que o ministro iniciou sua carreira como juiz do trabalho substituto na Justiça do Trabalho da 1ª Região (RJ). Em 1997, alcançou o cargo de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e, em 2004, tomou posse como ministro do Tribunal Superior do Trabalho. “Desde então, sua contribuição tem sido ampla e diversificada. Além de sua atuação como magistrado, também foi professor de Direito na Universidade Católica de Petrópolis e faz parte de várias academias jurídicas. Ao longo da sua carreira, sempre atuou com equilíbrio, firmeza e profundo respeito às leis e às pessoas, conquistando reconhecimento em todo o país. No tribunal superior do trabalho, tem desempenhado papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores, trazendo uma sólida bagagem de conhecimento e compromisso com a justiça do trabalho, honrando-a como instituição essencial da sociedade”.

Romerinho Jatobá sublinhou que, mais do que um magistrado, o ministro é “um exemplo de homem público que acredita na comunicação, no fortalecimento das instituições e na importância de construir pontes entre os diferentes setores da sociedade. Sua atuação inspira novas gerações e mostra que é possível conciliar autoridade com humanidade, firmeza com sensibilidade”. Em sua trajetória como magistrado do Trabalho, segundo o vereador, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga “privilegiou a abertura de canais com instituições do Estado, empresas e sociedade na busca de soluções consensuais para os conflitos entre o capital e o trabalho”.

Grandes mediações foram conduzidas pelo ministro, de acordo com Romerinho Jatobá, resultando em acordos que evitaram ou encerraram greves de categorias como empregados de correios, eletricitários e petroleiros. “Acordos de cooperação de sua iniciativa levaram a União, bancos e órgãos públicos a desistirem de milhares de processos”.

Por essas razões, o presidente da Câmara do Recife disse que entregar o Título de Cidadão do Recife ao ministro, é “um gesto que traduz o carinho e a gratidão da nossa cidade. A partir de hoje, ministro, o senhor passa a ser oficialmente um dos nossos, da nossa terra. O Recife se orgulha em acolhê-lo como filho, não apenas pelo cargo que ocupa, mas pelo exemplo de integridade, dedicação e serviço ao bem comum que representa. Em meu nome, em nome desta Casa Legislativa e de todo o povo recifense, agradeço pela sua história e contribuição que o senhor tem dado ao nosso país. Seja muito bem-vindo como novo cidadão do Recife”.

Após o discurso, o vereador Romerinho Jatobá entregou o Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, ao ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Na sequência, o mais novo cidadão recifense ocupou a tribuna e fez discurso de agradecimentos. “Esta reunião solene me honra demais”, disse, agradecendo ao vereador Romerinho Jatobá, pela concessão do Título e aos presentes na reunião solene.  “Vocês me honram com a presença, neste momento. Poucos têm a oportunidade de vivenciar a alegria de ser adotado por uma terra que tem uma história que representa a nossa unidade brasileira”.

Ele disse que o Recife tem, na sua história, “os conflitos do início da independência do Brasil, no século 17, em que a história do Brasil se reafirmava”. Ele falou detalhadamente, citando datas, da história do País e do Recife, dos personagens históricos, dos heróis, e a força do “povo pernambucano”, celebrando a memória e comprovando que conhece a fundo a cidade que o adotou como cidadão.  “Esta é a nossa Recife. Digo nossa porque já me sinto assim. Eu tenho afinidade há muito pelo Recife e por Pernambuco, por causa do meu avô materno que estudou na Faculdade de Direito. Celebro a minha ancestralidade, portanto”.

Ele acrescentou que o Título de Cidadão do Recife “está acima dos meus méritos”, mas que mesmo assim se sentia homenageado. “Receber uma homenagem em vida é ótimo, eu me sinto feliz, lisonjeado e orgulhoso por pertencer a esta comunidade, a esta cidade, e por ser um cidadão do Recife. Agradeço muito à generosidade do povo do Recife, e aos senhores [vereadores], pelo Título. Eu honrarei esta cidadania”.  No final, o vereador Zé Neto teceu suas considerações sobre a  solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para acompanhar o Hino do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene de entrega do Título de Cidadão do Recife ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga.


.
Em 19.09.2025.