Câmara rejeita pedido por alternativa a Escola de Sargentos em área de proteção ambiental

A Câmara do Recife rejeitou nesta segunda-feira (29), por 14 votos a nove, o requerimento nº 7.967/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). Na proposta, a parlamentar fazia um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que fossem adotadas medidas para redefinir a localização da Escola de Sargentos do Exército a ser construída na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Durante a discussão, tanto Liana Cirne quanto a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) defenderam estudos para construir a unidade militar em uma área sem riscos ambientais.

Na tribuna da Câmara, Cirne definiu a APA Aldeia-Beberibe como “um dos maiores e mais relevantes fragmentos de Mata Atlântica do Estado de Pernambuco”, de cuja preservação dependem espécies nativas ameaçadas e mananciais hídricos que abastecem a região. Segundo a parlamentar, o desmatamento da unidade de conservação pode agravar a situação de falta d’água na Região Metropolitana do Recife.

“Essa obra da Escola de Sargentos vai suprimir 94 hectares de Mata Atlântica do Estado de Pernambuco”, afirmou. “E o que nós estamos pedindo não é que a Escola de Sargentos não seja construída. Que ela seja construída, sim. Nós sabemos da sua importância. Mas o que nós estamos pedindo é que ela seja construída em outra área que não seja uma unidade de conservação”.

Para Jô Cavalcanti, o desmate da APA vai causar trazer sérios problemas ambientais para a região. “Vai ser um desastre ambiental naquela área ali. A gente sabe a APA Aldeia-Beberibe é um local importantíssimo, até para o abastecimento de água aqui para a Região Metropolitana. Então, quando vem um projeto desse, que visa a destruição do meio ambiente, da Mata Atlântica, [que é] tão importante aqui para Pernambuco, a gente fica preocupado”.

Nutricionistas escolares – Outra matéria discutida por Liana Cirne nesta segunda-feira foi o requerimento nº 9.198/2025, também de sua autoria. Na tribuna, ela defendeu o pedido, que trata da convocação de nutricionistas escolares para a rede municipal de ensino, salientando a importância desses profissionais para a qualidade da merenda escolar. A proposta foi aprovada pelo plenário.

“Temos um edital de fevereiro de 2024, que diz respeito à contratação de 40 nutricionistas escolares, e esses nutricionistas escolares não foram todos convocados. Há 11 vagas remanescentes, 11 vagas faltantes dentro do sistema escolar do Recife, e nós estamos pedindo para que esses 11 profissionais sejam convocados pela Prefeitura”, disse.

Clique aqui e assista o pronunciamento da vereadora Liana Cirne e aparte.

Em 29.09.2025