Chico Kiko elogia contratação de AADEEs

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura do Recife anunciou a convocação de 150 novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs). A notícia repercutiu positivamente na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), quando o vereador Chico Kiko (PSB) ocupou a tribuna da Casa em dois momentos para tratar do assunto e tecer elogios à gestão do prefeito João Campos (PSB).

“Uma educação inclusiva garante dignidade e cidadania para as nossas crianças que precisam de uma atenção diferenciada”, disse o parlamentar em seu primeiro pronunciamento, no pequeno expediente. “Essa contratação de 150 novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial para as escolas da rede municipal de ensino vai fortalecer ainda mais o trabalho das creches e das escolas do Recife”.

No grande expediente, período da reunião plenária que permite discursos com apartes de outros vereadores, Chico Kiko retornou à tribuna do plenário para fazer o seu segundo discurso sobre a convocação. Na ocasião, ele fez comparações entre as gestões municipal e estadual na área da educação. “Enquanto o prefeito João Campos investe em educação nas escolas públicas do Recife, a educação pública do Estado está indo de mal a pior”, afirmou, em uma crítica à governadora Raquel Lyra (PSD). “Falta material, merenda de péssima qualidade, há violência dentro das escolas, com brigas constantes, e até tráfico de drogas”.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) se pronunciou em aparte para salientar problemas que, de acordo com ele, existem na educação municipal. “Sou membro da Comissão de Educação [da Câmara do Recife]. Tenho acompanhado, inclusive, muitas pautas de vereadores aqui presentes e de fiscalizações que a gente realiza. Vereadores têm realizado fiscalização em várias unidades escolares, e há unidade que está caindo aos pedaços”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Chico Kiko durante o pequeno expediente.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Chico Kiko durante o grande expediente.

Em 15.09.2025