Estudantes de Ciência Política da UFPE visitam Câmara do Recife
Ao todo foram 25 estudantes. A vereadora Jô Cavalcanti conversou com eles no plenário da Câmara Municipal, quando falou de suas atribuições como parlamentar e da importância de fiscalizar o Poder Executivo e as obras públicas, cobrar a execução de projetos de lei que viraram lei, promover audiências públicas para dar voz à população e garantir a participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas etc. “O Poder Legislativo é um espaço de fiscalização e eu entendo que estamos aqui para garantir a representatividade da população na elaboração das políticas públicas”, disse.
Além de falar das prerrogativas dos vereadores, Jô Cavalcanti também relatou sua história pessoal e política, resgatou a militância junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST Brasil), onde atua como coordenadora nacional; o trabalho que executou como camelô nas ruas do bairro da Boa Vista, centro do Recife e a experiência do mandato coletivo como deputada estadual entre os anos de 2018 e 2022 (o mandato das Juntas). “O nosso trabalho não começa e nem termina aqui, na Câmara do Recife, mas nas ruas, junto da sociedade civil”, disse.
Após a conversa com a vereadora, os estudantes seguiram para o plenarinho onde foram recebidos pelo coordenador da Escola do Legislativo do Recife, Rafael Branco. A escola existe desde 2021 para oferecer suporte de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas e contribuir para a formação e capacitação de servidores do Poder Legislativo Municipal, agentes públicos e sociedade em geral.
Rafael Branco falou sobre a história da Câmara Municipal do Recife; sobre o patrono da casa, o abolicionista José Mariano; além de falar sobre o processo legislativo, tipos de projetos de lei, a tramitação deles; e a função das comissões temáticas. “O conhecimento do funcionamento da Câmara do Recife é importante para a democratização do ensino legislativo assim como aproxima a sociedade com esta casa”, disse Rafael.
Andrey Pedro Correia, 19 anos, disse que a visita foi muito importante, enquanto estudante de Ciência Política. “Essa visita é importante para o presente e também para o futuro. Nós todos precisamos saber como funciona o Poder Legislativo”, comentou. Emanuele Sofia Santos, 20, também achou importante. “Nós precisamos ver como é a política na prática, com as discussões e as leis. Vi esta visita como a oportunidade de sair das salas de aula e dos livros antigos, para a prática”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 23.09.2025.