Força Jovem Universal, prevenção ao retinoblastoma e à violência: requerimentos aprovados na Câmara
Os três requerimentos foram aprovados. Inicialmente, a vereadora debateu o requerimento número 8454/2025, dirigindo indicação à secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para adotar “todas as medidas necessárias à efetiva realização de ações contínuas de orientação, prevenção e combate ao retinoblastoma, abrangendo: campanhas educativas; capacitação de profissionais de saúde; ampla divulgação nos canais de comunicação oficiais, bem como a inclusão de informações e protocolos de detecção precoce nas unidades de saúde da rede municipal”.
Ana Lúcia destacou dados estatísticos e disse que o retinoblastoma “é um tipo de tumor que pode ser detectado nas crianças, pois apresenta um pontinho branco nos olhos. A doença é responsável por 3% de câncer infantil, atingindo cerca de 400 casos por ano. É um percentual alto. Os profissionais de saúde podem identificar o problema ainda no início e a Prefeitura do Recife pode incluir os dados [informativos, sobre a doença] nos canais de comunicação”, disse, destacando a necessidade de implementação da lei municipal número 18.945/2022, de sua autoria, que institui a campanha de conscientização sobre o retinoblastoma.
O vereador Tadeu Calheiros pediu aparte e parabenizou a vereadora. Ele alertou para a necessidade de se realizar consultas oftalmológicas em crianças desde o nascimento para identificar alguns problemas como o retinoblastoma. “É um teste simples, fácil e barato. Pode trazer diagnósticos precoces e, nesse caso, pode preservar o globo ocular de uma criança”.
O requerimento número 8452/2025, também debatido pela vereadora Ana Lúcia, dirigiu indicação ao prefeito João Campos para que sejam adotadas todas as medidas necessárias à efetiva realização de ações de promoção da “Semana Municipal de Prevenção e Conscientização Contra Violência e Maus-Tratos às Pessoas com Deficiência”, instituída pela lei municipal nº 18.699 de 30 de março de 2020. “Nessa lei, pedimos que a semana seja vivenciada a partir de 21 de setembro”.
Logo após abordar os requerimentos citados, Ana Lúcia retornou à tribuna da Câmara do Recife, para debater o requerimento 8754/2025, de sua autoria, que pede um voto de aplausos e congratulações à Força Jovem Universal (FJU), pela realização do evento denominado “Mega Help”, ocorrido no dia 14 de setembro de 2025, no Parque 13 de Maio, no Recife.
“É um evento importante realizado pela Força Jovem Universal e que aglutina jovens de várias idades até pessoas adultas e idosas. A gente convida jovens de todas as comunidades, inclusive da Região Metropolitana, para que a gente possa viver o mês de setembro, denominado Setembro Amarelo". A vereadora destacou que o "Mega Help" é parte de um projeto da Força Jovem Universal que se chama "Help" e tem como slogan: "Não te julgo, te ajudo", que conta também com visitas e palestras nas escolas.
Em aparte, o vereador Paulo Muniz (PL) salientou que a escuta ativa é importante para a saúde mental. “Sobre a escuta ativa, eu li recentemente uma matéria sobre uma ponte na China onde as pessoas a usavam para tirar sua própria vida. Então, o governo chinês colocou outras pessoas lá para ouvir e a redução no número de suicídios foi enorme. Sabemos que há uma epidemia de doenças e de síndromes. A sociedade está com depressão, ansiedade e as classes alta e média podem pagar médico e medicações, mas, ainda assim, acontecem tragédias. Avalie nas comunidades”.
Em 15.09.2025