Melhorias para USF Vietnã são debatidas em plenário

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15), diversos requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) foram destacados por ele na tribuna da Casa. As proposições tratam sobre assuntos das áreas da saúde, infraestrutura entre outras. Mais de 20 requerimentos apresentados dizem respeito a pedidos direcionados à Unidade de Saúde da Família (USF) Vietnã, no bairro Torrões, na Zona Oeste da cidade. Outros, solicitam serviços como calçamento de ruas e recuperação de ladeira na Cohab; regularização e acolhimento de pacientes na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério e fiscalização e prevenção de práticas abusivas por parte de flanelinhas no centro da cidade. O vereador Davi Muniz (PSD) participou do debate. Os requerimentos foram aprovados.

Nos requerimentos que se referem à Unidade de Saúde da Família Vietnã, o vereador Eduardo Moura solicitou iluminação pública na via de acesso, capinação e limpeza no entorno da unidade, estrutura de acolhimento para pacientes em espera, eliminação de foco de dengue, coleta de lixo na frente da unidade, substituição de ventilador, fluxo eficiente de prescrição e dispensação dos fármacos, equipamento técnico específico para conservação de medicamentos sensíveis à temperatura, entre outros pontos.

"Eu queria deixar registrado o que eu vi nessa Unidade de Saúde da Família: os funcionários têm que levar as coisas de casa para poder atender", reclamou o parlamentar. "Eles têm que se ajustar embaixo de uma escada: que serve de local para o frigobar que armazena insulina; de vestiário para os funcionários; de guarda volume para os funcionários e, ainda, de depósito de limpeza. Tudo no mesmo canto", lamentou. "Não tem um ar-condicionado para climatizar a área de atendimento dentro da unidade. Não estou falando da área de espera, que deveria ter também", afirmou Eduardo Moura. 

Em aparte, o vereador Davi Muniz disse que as dificuldades mencionadas nos requerimentos também são encontradas por ele no posto de saúde da UR-7 Várzea, na Zona Oeste. "Lá no posto não é diferente. A reforma está parada, vai fazer aniversário que o local está abandonado". 

Um outro requerimento destacado pelo vereador Eduardo Moura e que também teve aparte do vereador Davi Muniz, foi o  nº 8.271/2025, que pede que sejam adotadas providências quanto ao calçamento da Rua Jerusalém, situada entre a Avenida Professor José dos Anjos e a Rua Luceia, no bairro de Peixinhos. Ele disse que a rua é muito importante, "não só pelo nome, mas pela situação geográfica. Ela liga o bairro de Campina do Barreto a todo o Recife" e por onde trafegam ônibus e ambulâncias diariamente. Em aparte, o vereador Davi Muniz também afirmou que a Rua Dr Aluísio Marquês, na Várzea, se encontra na mesma situação. 

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura com aparte. 

Em 15.09.2025.