Parada da Diversidade e celebração de 7 de Setembro são discutidos

Dois requerimentos de autoria do vereador Fred Ferreira (PL) foram debatidos e aprovados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30). O primeiro a ser defendido pelo autor, foi o nº 9.078/2025, que concede moção de repúdio à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. Já a segunda proposição destacada, nº 9.077/2025, apresenta voto de aplauso ao evento realizado no dia 7 de setembro em Boa Viagem, que celebrou a independência do Brasil e promoveu a mobilização cívica da população. Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) criticou os pedidos e declarou voto contrário.

Ao falar sobre a moção de repúdio à Parada da Diversidade de Pernambuco, que ocorreu no dia 24 de setembro, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul, Fred Ferreira comentou sobre um outro projeto de sua autoria. “Eu queria falar sobre um projeto de lei que eu tenho que está em tramitação que pede a proibição da participação de crianças e adolescentes em eventos de cunho sexual, apologia, ideologia de gênero, cenas eróticas pornográficas, incitação ao crime, incentivo ao uso de álcool e drogas. O meu intuito nesse voto de repúdio é sobre isso, porque vemos em todo o Brasil, nessas marchas, tudo o que acontece: crucificando Cristo, pessoas seminuas, o uso de drogas a torto e a direita em todo lugar”, disse. 

Sobre o requerimento que concede voto de aplauso ao evento realizado no dia 7 de setembro, em Boa Viagem, que celebrou a independência do Brasil e promoveu a mobilização cívica da população, o vereador Fred Ferreira destacou a importância do ato. “A gente tem que, cada vez mais, defender a pátria. A gente tem que ter orgulho da nossa bandeira, de ir nas ruas e mostrar para todos, indiferente se é esquerda ou direita, não é essa questão. Infelizmente, a gente vê nas redes sociais muita gente falando mal do nosso Brasil que é tão rico, produtivo, campeão de produção. No dia 7 de setembro as pessoas foram às ruas pedir democracia, porque a gente sabe que o Supremo e a esquerda estão querendo tolher as pessoas de bem, que defendem a família e a fé”, afirmou. 

Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa declarou voto contrário aos dois requerimentos. “Sobre a moção de repúdio, eu vou votar contra porque é absolutamente importante que a Parada da Diversidade leve às ruas as lutas da população LGBTQIA+, que é a população que mais sofre no Brasil. A Parada da Diversidade é essencial do ponto de vista daqueles que precisam publicizar as suas ideias, que precisam, antes de tudo, dar visibilidade às suas lutas”, disse. “Já sobre o voto de aplauso ao 7 de setembro eu também vou votar contra, não por conta do direito à mobilização, mas pelo o que ela reivindica, porque essa mobilização reivindica anistia para os golpistas do 8 de janeiro e que Donald Trump permanecesse taxando o Brasil. E eu sou uma pessoa que defende a soberania nacional diante de qualquer luta ideológica, porque o Brasil tem que ser soberano e independente”, complementou.  

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Fred Ferreira com aparte. 

Em 30.09.2025.