Questão do lixo é debatida em reunião plenária da Câmara
Foram aprovados após a discussão, três requerimentos dirigidos à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O de nº 7993/2025, para viabilizar a realização do serviço de remoção de lixo na Rua Conselheiro Silveira de Souza, em frente ao nº 641, bairro do Cordeiro; o requerimento nº 7995/2025, solicitando a remoção de entulhos na Rua Gervásio Campelo, bairro do Prado; e o de nº 8002/2025, pedindo o mesmo serviço de remoção de entulhos na Rua da Saudade, bairro da Boa Vista.
“Há muitos pontos que estão com lixo acumulado no Recife. A solução não depende só da Prefeitura, pois algumas vezes é feita a remoção de entulhos, mas é preciso que haja investimento público para a conscientização das pessoas, para que façam o descarte adequado do lixo. A campanha de conscientização é da responsabilidade da Prefeitura, que tem feito um péssimo trabalho nesse sentido”, disse Felipe Alecrim. Ele assegurou que quando a Prefeitura do Recife faz a remoção numa área, a população muitas vezes termina depositando o lixo em áreas próximas à anterior.
De acordo com o parlamentar, há um relatório do Tribunal de Contas do Estado que apresenta a falta de investimento público, da Prefeitura, para com a taxa que visa arrecadar o lixo. "Essa taxa tem que ser aplicada para essa finalidade. É preciso que haja um dispositivo obrigando a Prefeitura a usar a taxa do lixo em ações de orientação à população”. Ele disse ainda que os pontos onde o lixo se acumula nas ruas não discriminam bairros. “O acúmulo de lixo não é registrado em alguns pontos específicos. Ocorre desde bairros mais simples aos de alto poder aquisitivo, e termina impactando em problemas de saúde na população”, sublinhou.
O vereador Luiz Eustáquio pediu aparte e concordou com a informação de que o descarte de lixo é um problema sério na sociedade e tem a ver com educação ambiental. Ele também lembrou de serviços que podem ajudar neste sentido. "A Prefeitura tem ecoestações próprias para o descarte correto de lixo, sobretudo aquele que não é usual, e a população também pode solicitar à Prefeitura a remoção do lixo, dependendo do que seja".
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.
Em 08.09.2025.