Requerimento concede voto de aplausos à soldada que ajudou cadeirante

Ações que foram interpretadas como “humanitárias”, realizadas por soldados recém contratados pela Polícia Militar de Pernambuco, foram tema de debate na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8). A discussão foi suscitada a partir do requerimento de número 8113/2025, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), concedendo voto de aplausos à soldada Nycolle Leopoldina Neves. Participaram do debate os vereadores Fred Ferreira (PL) e Luiz Eustáquio (PSB).

O voto de aplauso à soldada foi motivado “por toda sua contribuição à segurança através do seu trabalho no 19º batalhão da Polícia Militar de Pernambuco”. O vereador afirmou que a militar faz parte da equipe de laranjinhas, como são chamados os novos soldados contratados pela Polícia Militar, por usarem boné na cor laranja. “Esse é um nome carinhoso dado pela população”. Paulo Muniz justificou o voto de aplauso dizendo que certa noite, quando ele trafegava pela Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na Zona Sul, deparou-se com a soldada e o parceiro de trabalho dela, Ernandes Santos Oliveira, ajudando um cadeirante.

“Era noite de chuva e o cadeirante não tinha onde se abrigar. Os dois soldados estavam ajudando o homem que não tinha as duas pernas. Isso mostra a humanização daqueles policiais, justamente num momento de tanta violência na sociedade”, disse. O vereador Fred Ferreira pediu aparte e afirmou que também viu outra dupla de policiais - os chamados laranjinhas - ajudando uma senhora a atravessar a Avenida Agamenon Magalhaes. Ele também insistiu na palavra “humanização” do trabalho do agente de segurança pública.

O vereador Luiz Eustáquio também abordou o assunto e parabenizou a atitude dos "laranjinhas". “Isso é muito importante. Recentemente foram contratados cerca de 2 mil soldados novos, que estão nas ruas”. Ele, no entanto, observou que “a sociedade está cada vez mais desumanizada” e que os casos registrados de violência comprovam que “este país está ficando medieval, por conta das atitudes violentas de muitas pessoas”. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Paulo Muniz.

Em 08.09.2025.