Reunião solene homenageia cursos de Administração do Recife

Para ser reconhecido como polo educacional e econômico do Nordeste, o Recife sempre contou com a formação dos cursos superiores de Administração, que têm desempenhado papel fundamental nesse contexto. Diante disso, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, na tarde desta quarta-feira (10), através do mandato do vereador Gilberto Alves (PRD), para homenagear os cursos mais antigos da área, que neste 2025 completam 60 anos de fundação – o de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Durante o evento, o vereador Gilberto Alves destacou o mérito de representantes dos dois cursos, com a entrega de certificados e placas. “Hoje, subo a esta tribuna com o coração carregado de gratidão e esperança. Porque falar sobre Administração, para mim, não é apenas celebrar uma profissão. É refletir sobre a própria essência da vida em sociedade. Administrar  é mais do que lidar com números, planilhas, organogramas ou relatórios. É um ato filosófico. É dar ordem ao que, sem cuidado, se perde no caos. É organizar a esperança para que ela não seja apenas sonho, mas realidade palpável. É transformar recursos escassos em abundância partilhada”, disse o parlamentar.

Gilberto Alves observou que, quando se fala dos 60 anos da Administração no Brasil e em Pernambuco, não se trata de recordar datas. “Estamos olhando para as raízes de uma árvore que hoje dá sombra e frutos para todo o país. Foi no início dos anos 1960 que os poderes públicos reconheceram oficialmente os cursos de Administração no Brasil”. Ele sublinhou que em 8 de julho de 1966, o Conselho Federal de Educação aprovou o primeiro currículo de Administração. “Era um currículo único, que ficou em vigor por quase três décadas, até 1993. Pensem nisso: toda uma geração de administradores foi formada sob aquele modelo inicial, que, de certo modo, carregava consigo a ousadia de um país que começava a organizar sua própria identidade em gestão”.

O vereador observou que antes mesmo do currículo, já havia o marco da regulamentação da profissão. “Em 9 de setembro de 1965, pelo Decreto-Lei número  4.765, nascia oficialmente a profissão de administrador no Brasil. Foi esse decreto que deu base para a criação do sistema de conselhos federal e regionais — entre eles, o Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA/PE), que até hoje vela pela ética, pelo reconhecimento e pela valorização da profissão”, disse.

O parlamentar afirmou, ainda, que no âmbito dessa história, Pernambuco foi protagonista. “A UFPE e a UPE foram pioneiras na região. A UFPE, ainda nos anos 60, deu início a um curso que se tornaria referência nacional, formando gestores que atuariam em todas as áreas — da administração pública às empresas privadas, da saúde à cultura. A UPE, por meio da histórica Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), que nasceu em 1965, também se tornou símbolo dessa caminhada. Não é por acaso que a FCAP foi uma das instituições fundadoras da própria UPE. Ali se formaram gerações que ajudaram a moldar o futuro de nosso Estado. Pernambuco, portanto, não apenas acompanhou a história da Administração no Brasil — Pernambuco a escreveu, lado a lado com o país”.

Ao apresentar essas informações, Gilberto Alves saudou “de maneira especial” a todos os presentes na solenidade, que para ele “é tão significativa, pois celebra os 60 anos dos cursos de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE)”. Após o discurso, ele entregou  diplomas e placas aos homenageados, cujos nomes estão publicados abaixo. O professor Sílvio de Paula, vice-chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, foi convidado para fazer a entrega de uma placa a um dos homenageados. A professora Yákara Vasconcelos, chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE fez a entrega de uma placa ao vereador Gilberto Alves.

Em nome da UFPE, a professora Débora Dourado, docente do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-graduação em Administração (Propad), ocupou a tribuna e fez suas considerações. No discurso, ela disse que os representantes do curso de Administração da UFPE recebiam a homenagem com “o sentimento de gratidão e de honra, mas também com a certeza de um trabalho bem feito. Trata-se de uma equipe de docentes historicamente comprometida com uma educação pública e de qualidade. Encontramos os resultados no desempenho dos alunos, que hoje estão situados em posições de destaque tanto nas empresas, quanto nos órgãos públicos e do terceiro setor. Temos a sensação de missão cumprida e isso é motivo de muito orgulho”. Ao retornar para a mesa, a professora recebeu flores do vereador Gilberto Alves.

Em seguida, em nome da UPE, a professora Mônica Pontes, pró-reitora de Administração e Finanças, também ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ela disse que “é um misto de gratidão, alegria e satisfação receber um reconhecimento como este, que representa mais um voto de aplausos para o curso de Administração. O curso da UPE faz 60 anos e tem um legado. Ele começou antes mesmo de a universidade ser reconhecida. Ele iniciou quando ainda era a Fesp, que hoje é a Fecap”.

 A professora Mônica Pontes destacou que a UPE é uma universidade estadual, que tem três cursos: o de Administração, de Direto e de Ciência Social. Essa homenagem é um reconhecimento de anos de trabalho e compromisso com a educação pública e de qualidade. A UPE é a única universidade pública estadual em Pernambuco, onde continuamos lutando para oferecer melhores condições para os alunos e para todos os pernambucanos”. O  vereador também lhe entregou flores quando ela retornou à mesa de honra.

 Na sequência, foi a vez de a professora e reitora da Unifafire, Irmã Maria das Graças Soares, ocupar a tribuna. Ela começou o discurso lembrando que ontem, dia 9, foi celebrado o Dia do Administrador. “Em nome da comunidade educativa da Unifafire, uma casa que foi gestada e sempre administrada e cuidada por mulheres, estamos aqui cumprimentando a todos e a todas. Expressamos os nossos agradecimentos pelo voto de aplauso e congratulações, que também foi concedido à Unifafire”, disse.

A irmã Graça falou que ao longo de 85 anos de história, anteriormente conhecida como Fafire, a Unifafire  “tem se dedicado a oferecer educação integral de excelência, contemplando as dimensões bio psíquico social econômico e também espiritual. Construímos uma trajetória sólida pautada na formação humana e cristã de alta qualidade. E foi nesse contexto que em 1998 nasceu o curso de Administração, que hoje celebramos 27 anos. Essa é uma instituição, como as demais, que acreditam na educação que é oferecida não só como produto e serviço, mas como possibilidade de transformação de vida e de história”

Assim como ocorreu com as duas professoras que ocuparam a tribuna anteriormente, quando a Irmã Graça voltou para mesa de honra, recebeu flores do parlamentar. Numa quebra de protocolo, o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA/PE), Mychel Paes Barreto, foi convidado a discursar. “Esse é um momento importante para a nossa profissão. São 60 anos da regulamentação. Toda a historia, desde 1965, será contada num documentário produzido pelo conselho federal. Em breve o documentário estará disponível em todas plataformas dos conselhos federal e estadual”, disse.

Além dos vereadores Gilberto Alves e Zé Neto, fizeram parte da mesa de honra a professora Mônica Pontes (Pró-reitora de Administração e Finanças da UPE); o professor Júlio Guimarães (coordenador do curso de Administração da UFPE); a  professora Débora Dourado (do Departamento de Ciências Administrativas – DCA - e do Programa de Pós-graduação em Administração – Propad); a professora Irmã Maria das Graças Soares (reitora da Unifafire); e o administrador Mychel Paes Barreto (presidente do Conselho Regional de Administração- CRA/PE). No encerramento, o vereador Zé Neto, fez as considerações sobre  a reunião que presidiu e convidou as e os presentes para acompanhar e ouvir o Hino da Cidade do Recife.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem aos 60 anos de fundação dos cursos de Administração.

 

Homenageados / Representantes:

1.            60 anos do curso de Administração da UFPE (Coordenador do curso de administração, Prof. Júlio Guimarães);

2.            60 anos do curso de Administração da UPE (Prof. José Durval Lins – Diretor da FCAP);

3.            55 anos do curso de Administração da UNICAP (Prof. Euricharles Andrade da Silva - Coordenador do Curso de Administração da UNICAP);

4.            27 anos do Curso de Administração da UniFafire (Prof. Antônio Gildo Paes Galindo - Decano do Curso de Administração)

5.            16 anos do curso de Administração da UFRPE (Profa. Catarina Rosa e Silva de Albuquerque - Coordenadora do curso)

6.            54 anos do curso de Secretariado Executivo da UFPE (Profa. Danielle Vieira, Vice-Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFPE)

7.            50 anos do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE (Profa. Yákara Vasconcelos, Chefe do Departamento.)

8.            30 anos do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) da UFPE (Professora Carla Pása – Vice- Coordenadora do PROPAD UFPE)

9.            32 anos da ACE Consultoria Jr da UFPE (Sr. Bruno Moreira, Diretor Institucional da ACE Consultoria Júnior);

10.          15 anos do Programa de Educação Tutorial PET Mentor Aprendiz da UFPE (Profa. Taciana Jeronimo, Coordenadora do PET Mentor Aprendiz)

11.          60 anos do Conselho Regional de Administração-CRA/PE (Administrador Mychel Paes Barreto - Presidente do Conselho Regional de Administração-CRA/PE).

 

Em 10.09.2025.