Câmara do Recife concede votos de aplausos a intérpretes de Libras
A vereadora Ana Lúcia aproveitou o debate dos seus requerimentos para parabenizar a Câmara Municipal do Recife, que tem uma equipe de intérpretes de Libras para acompanhar e dar aos surdos acesso às reuniões da Casa. “Celebrar o Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais é celebrar a cidadania e dizer, em alto e bom som, que as pessoas surdas não estão sozinhas no Recife. É dizer que o Poder Público reconhece sua luta e que também valoriza os que dedicam a sua vida para abrir a comunicação para as pessoas que, por muitos anos, não tiveram espaço. O nosso mandato sempre se guiou para dar voz a quem foi silenciado por tantos anos. Nós percebemos a importância dessa categoria (os intérpretes)”, disse.
Além de citar o nome de diversos profissionais que são intérpretes de Libras, e que constam dos votos de aplausos, os requerimentos também homenageiam o “Grupo Libras Universal” em Pernambuco. Nas galerias, havia um grupo de intérpretes que receberam a homenagem, além do pastor Lindemberg e a esposa Luciana, cujos nomes também foram citados pela vereadora durante o discurso. Ana Lúcia citou que, na Igreja Universal, são mais de 400 surdos que frequentam cultos diariamente. “Essa iniciativa representa a inclusão dessas pessoas, dando igualdade de oportunidade, além de dignidade”, disse.
Entre os requerimentos votados e aprovados pelo plenário, um não tratou dos intérpretes de Libras. Foi o de nº 8989/2025, que concede voto de aplausos e congratulações ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), pela realização da 3ª edição da campanha “de olhos nos olhinhos”, ocorrida no dia 13 de setembro, no Parque da Tamarineira. Os demais requerimentos foram os de números 9127/2025, 9128/2025, 9129/2025, 9130/2025, 9131/2025, 9132/2025, 9133/2025, 9134/2025, 9135/2025, 9136/2025, 9137/2025 e 9138/2025.
Ao pedir aparte, o vereador Gilson Machado Filho parabenizou a vereadora Ana Lúcia e lembrou que, na posse do ex-presidente Bolsonaro, em1º de janeiro de 2019, a então primeira dama, Michele Bolsonaro, colocou uma intérprete de Libras para traduzir o discurso. “Depois de uma primeira dama tão atuante, trazemos isso à tona, para lembrar que foi ela quem deu acessibilidade a esses cidadãos”. Ao retomar a palavra, Ana Lúcia disse que “todas as iniciativas que tragam inclusão são louváveis”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 22.09.2025.