Vereadores destacam o Setembro Amarelo
Ao debater o tema, Eduardo Moura disse que “vivemos uma epidemia de depressão, sem que ela seja identificada de forma correta. Não é uma tristeza qualquer, uma coisa passageira”, disse, acrescentando que a depressão é uma doença grave que leva muitas pessoas ao suicídio. “O Recife não é uma capital que acolha as pessoas com depressão, que tenha um tratamento para quem tenha crise de ansiedade e tente tirar a própria vida”, afirmou.
O parlamentar apresentou dados: “Segundo a OMS, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. A cada 40 segundos, alguém tira a própria viva. No Brasil, ocorrem cerca de 14 mil mortes por suicídio, por ano, cerca de 38 por dia. Em Recife e Pernambuco, de 2010 a 2019, foram 579 casos. Uma média de 58 por ano”.
A vereadora Ana Lúcia também falou sobre o assunto ao discutir o requerimento de sua autoria 7941/2025, que concede votos de aplausos e congratulações á Clínica Evollutiva, pelos relevantes serviços prestados às crianças e adolescentes neurodivergentes, bem como pelo acolhimento e apoio oferecidos às suas famílias e cuidadores. Ela destacou a importância do Setembro Amarelo e lembrou o quanto a depressão pode atingir as mães atípicas. “Tem crescido muito o adoecimento das mães atípicas. Precisamos pensar em políticas públicas de acolhimento. As mães poderiam se reunir numa troca de experiências, desabafos, choros e de angústias compartilhadas. A gente pensa que não faz bem, mas isso faz muito bem”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 02.09.2025.