Vereadores repercutem manifestações contra a PEC da Blindagem e Projeto da anistia

As manifestações que aconteceram neste domingo (21) no Recife e em diversas cidades do Brasil contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto de lei que prevê anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro, foram repercutidas nesta segunda-feira (22), na Câmara do Recife. O vereador Júnior de Cleto (PSB) e a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) subiram à tribuna da Casa para destacar os atos e criticar as propostas em tramitação em Brasília.

De acordo com o vereador Júnior de Cleto, partidos de direita e esquerda se uniram para tentar barrar a PEC da Blindagem, que foi aprovada na Câmara dos Deputados na terça-feira (16), e está em tramitação no Senado Federal. "A proposta amplia foro privilegiado, restringe processos criminais contra parlamentares e acrescenta voto secreto às decisões. A emenda propõe que os parlamentares não podem ser processados criminalmente sem a autorização da Câmara ou do Senado. A votação aconteceu de forma secreta", explicou. 

Em seu discurso no plenário, Jô Cavalcanti classificou o dia de manifestações como “histórico”. A vereadora comparou os atos deste domingo – organizados pela esquerda e com pautas que, segundo ela, são mais alinhadas aos interesses nacionais – com atos da direita realizados no último 7 de setembro. Na ocasião, uma bandeira dos Estados Unidos de grandes dimensões foi exibida na avenida Paulista, em São Paulo (SP), em meio às ameaças do país estrangeiro no sistema judicial brasileiro, em benefício do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O Brasil, ontem, mostrou a força da população brasileira, que é contra esse tipo de postura, de pessoas que querem lutar contra o estado democrático de direito. A gente sabe que o Brasil, hoje, tem pautas importantíssimas: a redução da escala de trabalho da classe trabalhadora; a isenção dos impostos da população brasileira, da classe trabalhadora; é a taxação dos super-ricos”, disse. “É isso o que a população brasileira quer de verdade. É isso o que o povo trabalhador quer de verdade. Mas me parece que uma articulação da extrema-direita, que diz que a gente defende bandido, queria privilégio, queria passar uma PEC da bandidagem”.

Clique aqui para assistir à reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto. 

Clique e assista ao pronunciamento da vereadora Jô Cavalcanti. 

Em 22.09.2025