Câmara aprova pedido por medidas contra permanência de cavalos em Morada Verde

Durante a reunião plenária desta terça-feira (14), a Câmara do Recife aprovou uma série de requerimentos propostos pelo vereador Eduardo Moura (Novo). Na tribuna, o parlamentar discutiu as matérias, que tratavam de temas diversos, como problemas na gestão da saúde municipal. Uma das proposições – o requerimento nº 1.0214/2025 gerou debate no plenário, com a participação do vereador Luiz Eustáquio (PSB) no aparte. Na solicitação, Eduardo Moura pede que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife adote medidas urgentes de fiscalização e solução de problemas causados pela permanência de cavalos em uma área residencial, o loteamento Morada Verde, no bairro da Guabiraba.

Na tribuna, Eduardo Moura explicou que a presença dos animais na área, que margeia a BR-101, tem ocasionado acidentes graves. Em seu pronunciamento, ele afirmou que, mesmo que as BRs sejam federais, cabe à Prefeitura cuidar da sua manutenção local. “Tivemos um acidente semanas atrás, em que um ciclista morreu. Isso não é incomum de acontecer. E, vejam bem, nós temos um problema sério no Recife”, disse. “A gente faz aqui esse requerimento para que essa condição dos animais seja vista, porque vidas estão sendo perdidas, tanto de animais quanto de pessoas – pelo simples fato de a Prefeitura não ter a inteligência, ou a pressa, ou a vontade política de pegar um terreno que não está sendo usado pela Prefeitura, cercar esse terreno, fazer um santuário para cavalos”.

No aparte, Luiz Eustáquio classificou a situação como preocupante e indicou que tanto a Prefeitura quanto os donos dos animais precisam ser alertados sobre suas responsabilidades. “Aquela área de Morada Verde é uma área rural – é uma área central e uma área rural, na divisa entre o Recife e Camaragibe. Mas, infelizmente, não é só naquela área que a gente tem visto cavalos soltos ou presos próximos à beira de estrada”, lembrou. “Infelizmente, as pessoas que são donas não são responsabilizadas também. Porque é uma questão individual, se você tem um animal, você tem que ter a responsabilidade. Mas, aí, você solta, e passa a ser responsabilidade da Prefeitura não permitir que ele esteja em determinadas áreas em que possam causar um acidente”.

Dentre as outras solicitações de Eduardo Moura discutidos pelo parlamentar e aprovadas pela Câmara, estavam o requerimento nº 10.264/2025, que pede providências da Prefeitura quanto à falta do medicamento Osteoprevix no posto de saúde Olinto Victor, na Várzea, e o requerimento nº 10.268/2025, que pede à Defesa Civil uma vistoria e a execução de obra de contenção de barreira com muro de arrimo na rua Cláudio Selva, em Dois Irmãos. De acordo com ele, além do risco de deslizamento na rua Cláudio Selva, há focos de leptospirose associados à falta da barreira.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Em 14.10.2025