Câmara aprova projetos de lei Ordinária em primeira discussão
Ao fazer o debate do projeto PLO 270/2025, Luiz Eustáquio disse que era “um orgulho” ser autor da matéria legislativa e que o judô ensina valores essenciais para o crescimento de jovens que o praticam. “Esses valores são respeito, disciplina, coragem e superação. O judô faz isso e isso tem fortalecido os jovens”, disse. Vários representantes da FPJU estiveram representantes nas galerias do plenário. Com o título de instituição de utilidade pública municipal, a federação poderá realizar serviços em áreas de interesse social, como saúde, educação e assistência e também poderá ter acesso a incentivos fiscais.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador Luiz Eustáquio lembrou que no Recife, a Federação Pernambucana possui 45 Associações, Academias e Clubes Federados, abrangendo todos os bairros da Capital. “Entre eles, há Entidades tradicionais e de grande relevância para o município como a Associação Atlética Banco do Brasil, a Associação Beneficente Criança Cidadã, o Círculo Militar do Recife, o Clube Ferroviário de Recife, o Clube Sargento Wolff, o Colégio Anglo Líder, a Faculdade Uninassau, o Movimento Pró-Criança e o Sport Club do Recife”.
Sobre o projeto de lei da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) número 223/2025, que institui a campanha educativa “Pé na Faixa”, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, a autora salientou que a proposição representa um apelo para um trânsito humanizado e para a boa convivência das pessoas que fazem o trânsito. “A gente tem a impressão de que quando está dentro de um carro só existe o motorista ou condutor. É uma possibilidade de preservar as vidas e é uma campanha educativa para ser vivenciada no mês de setembro, em consonância com a Semana Nacional do Trânsito”.
Ana Lúcia detalhou um parágrafo da proposição e pediu aos pares para que votassem favoravelmente à matéria. “O parágrafo terceiro traz o estímulo da parada obrigatória de veículos diante da faixa de pedestre sempre que houver pessoas realizando a travessia ou pessoas sinalizando na intenção de realizar a travessia. É isso que traz esse projeto de lei de nossa autoria ao qual eu peço os votos dos meus colegas com objetivo único de reduzir o índice de acidente de trânsito envolvendo pedestre”, finalizou a vereadora.
Sobre a menopausa - Outro projeto de lei aprovado em primeira discussão na reunião plenária da Casa de José Mariano nesta segunda-feira, foi o nº 162/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que institui a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Climatério e Menopausa” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 06.10.2025