Câmara aprova voto de aplausos à Igreja Batista Coqueiral e à 24ª Parada da Diversidade

Ao debater dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), a vereadora Liana Cirne (PT) concedeu votos de aplausos à Igreja Batista Coqueiral e à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. Suas proposições foram debatidas pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Jô Cavalcanti (PSOL) e Rinaldo Júnior (PSB). As duas matérias legislativas foram aprovadas.

O requerimento número 10.149/2025 concedeu voto de aplausos à Igreja Batista Coqueiral, “pela comemoração de seus 100 anos de história”. A vereadora disse que teve “a alegria de conhecer a igreja num período de muita tristeza, quando Recife foi tomado por fortes chuvas em 2022. Houve mais de uma centena de mortes e a igreja resgatou pessoas, acolhendo muitas que estavam em situação de vulnerabilidade ou que perderam suas casas. A igreja faz um trabalho de fé precioso. O pastor José Marcos merece todos os aplausos”.

A vereadora Jô Cavalcanti pediu aparte e disse que acompanha o trabalho do pastor. “Nosso mandato já teve iniciativa de conceder voto de aplausos ao pastor. Independentemente de fé e religião, ele abre as portas para todos”. O vereador Luiz Eustáquio (PSB), por sua vez, disse que “o pastor José Marcos é um homem de Deus, que distribui cerca de 2 mil cestas básicas por mês” e que a igreja que o religioso representa “é um farol de humanidade, justiça e de ajuda às pessoas”.

O requerimento número 10158/2025 concedeu voto de aplausos e congratulações à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada em 2025, com o tema “Ame com Liberdade, Viva com Orgulho”. Na semana passada, também em reunião Ordinária, a Câmara do Recife aprovou uma moção de repúdio à mesma parada, de autoria de outro parlamentar.

“O que aconteceu, na semana passada, foi um equívoco e não condiz com uma casa legislativa como esta, que defende as lutas libertárias. Não se trata de uma parada que almeja causar divisionismos na sociedade e nem busca privilégios. Mas busca protestar contra a violência que afeta a população LGBTQIA+. Em um ano, o Brasil registrou um aumento de 13% de mortes dessa população, causadas por preconceito. Os assassinos acharam que as pessoas não tinham o direito de existir e de amar por serem LGBTQIA+”, disse Liana Cirne.

O vereador Rinaldo Junior, em aparte, afirmou que conceder o voto de aplauso à Parada da Diversidade “é uma oportunidade única desta Casa rever o erro que cometeu na semana passada. Eu mesmo já aprovei voto de aplausos à Parada da Diversidade de Dois Unidos”. A vereadora Jô Cavalcanti disse que, na semana passada, ficou “muito triste” quando a Câmara do Recife aprovou o repúdio à Parada. “Este é o país que mais mata a população LGBTQIA+ e a Parada tem o objetivo de ecoar essas vozes que sofrem a violência”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne e apartes.

Em 07.10.2025.