Câmara concede Título de Cidadão do Recife ao jornalista Fábio Araújo

Ele já denunciou desvios de recursos públicos que afetavam moradores de periferias; deu visibilidade a famílias esquecidas pelo Poder Público; e usou sua influência na mídia para mobilizar ajuda em casos de emergência como enchentes. Em reconhecimento a ações como essas, que unem a atividade profissional com o exercício da cidadania, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao jornalista Fábio Almir de Araújo, numa iniciativa do vereador Júnior de Cleto (PSB). A entrega ocorreu em reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira (2), presidida pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

Ao ocupar a tribuna, para fazer o seu discurso de saudação, o vereador Júnior de Cleto lembrou que Fábio Araújo desenvolveu vários trabalhos nas televisões locais. “Ele construiu sua carreira com a ética e a coragem, dando voz aos menos favorecidos assim como às comunidades, denunciando as injustiças. Ele faz um jornalismo com seriedade, dedicação e muito profissionalismo”, disse.

O parlamentar destacou, ainda, que durante o período que Fábio Araújo morou na capital pernambucana, o Recife o acolheu; e o jornalista terminou retribuindo e dedicando-se à cidade não apenas como profissional, mas como cidadão. “Nada mais justo, portanto, do que fazer esta homenagem a uma pessoa que já fez muito pelo Recife. Atualmente Fábio Araújo está morando na Paraíba, mas brevemente deve voltar”.

Natural do Paraná, Fábio Almir de Araújo, desde muito cedo, escolheu o Nordeste para morar. Ele é formado em Comunicação Social pela Faculdade Integrada de Patos (PB) e trabalhou no Recife por muitos anos. Âncora de TV e Rádio, é um jornalista que humaniza a notícia. Sua passagem por Recife (2019–2024) inclui a TV Guararapes (Record-PE), onde comandou o Balanço Geral, dando voz às comunidades e denunciando injustiças; e no Sistema Jornal do Commercio (SBT-PE), onde liderou o Programa Por Aqui, transformando-o em referência de credibilidade e liderança de audiência.

Após o discurso, o vereador Júnior de Cleto fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Fábio Araújo. Em extensão à homenagem, a esposa do vereador, Bárbara Estolano, entregou flores à esposa do homenageado, Kivia Christina Dantas de Araújo. Na sequência, o mais novo cidadão recifense ocupou a tribuna e fez suas colocações.

O jornalista Fábio Araújo falou do seu sentimento ao receber o Título de Cidadão do Recife. “É muita emoção. Eu já me sentia recifense de corpo e alma. Recife, desde o começo, foi tomando meus sentimentos, espaços na minha mente e no meu coração. E conquistando a minha família. Acho que todo mundo que ama o Recife é impactado por esse sentimento: um dia você está assustado com o caos, no outro, está apaixonado”.

Ele acrescentou que receber o Título de Cidadão do Recife “é uma honra, um orgulho e uma responsabilidade muito grandes. Mas, esse Título é mais do que isso; é pertencimento. O Recife é uma terra que tem um povo maravilhoso, bairrista, que não outorga título a qualquer pessoa. Muito obrigado, Recife”. No discurso, ele falou de suas origens, dos seus pais que moram no sertão da Paraíba, elogiou a esposa e filhos, agradeceu aos amigos que fez no Recife, rememorou quando veio de João Pessoa para o Recife. “Eu comecei a conhecer o Recife como repórter. Eu comecei a me entranhar no Recife de um jeito que eu nem percebi”.

A mesa solene foi composta pelos dois vereadores - Júnior de Cleto e Eduardo Moura -; o homenageado, jornalista Fábio Araújo; a esposa do homenageado, a analista de dados Kívia Christina Dantas de Araújo; e o empresário Adilzo Paiva da Silva. No final da reunião, o vereador Eduardo Moura analisou a solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene: Título de Cidadão do Recife para o jornalista Fábio Araújo.


Em 02.10.2025.