Câmara do Recife entrega Título de Cidadão a Malaquias Ancelmo
“Tenho a honra e a alegria de ser o propositor deste Título de Cidadão do Recife ao jornalista Malaquias Ancelmo, um homem cuja história se confunde com a história recente do cooperativismo pernambucano e brasileiro. É simbólico que esta homenagem aconteça em 2025, o Ano Internacional do Cooperativismo, ano em que o Brasil sedia a Coop30, um marco histórico para o movimento cooperativista mundial. Celebrar Malaquias neste momento é reconhecer o papel que ele desempenha como referência nacional na defesa de um modelo econômico mais justo, participativo e solidário”, disse o vereador Tadeu Calheiros.
No discurso, o parlamentar lembrou que o homenageado é natural de Jacobina, na Bahia e escolheu o Recife como cidade para viver e como território para servir. Jornalista por formação, e comunicador por essência, “ele tem a rara capacidade de unir técnica, sensibilidade e propósito, sempre em defesa de causas que promovem a inclusão, o desenvolvimento e a dignidade humana. Ao longo de sua trajetória, especializou-se em Comunicação e Desenvolvimento Rural no Ciespal, no Equador, e em Cooperativismo e Organização Social no Centro Internacional da Organização do Trabalho, na Itália”.
Tadeu Calheiros destacou que a formação internacional deu a Malaquias Ancelmo conhecimento e visão ampla do que o cooperativismo pode representar para um país: uma ponte entre solidariedade e sustentabilidade, entre economia e humanidade. “À frente do Sistema OCB Pernambuco, e também como vice- presidente da Fecoop Nordeste, Malaquias tem exercido uma liderança que une experiência, diálogo e resultado. Sob sua condução, o cooperativismo pernambucano ganhou visibilidade, articulação e força. Ele construiu pontes com o poder público, com as universidades, com as entidades de classe, e, sobretudo, com as pessoas — porque o cooperativismo, como ele sempre lembra, é feito de gente”.
O parlamentar destacou, ainda, que sob a liderança de Malaquias Ancelmo, o Sistema OCB - Pernambuco tem promovido ações que fortalecem o Cooperativismo, viabilizando parcerias com Entidades Sindicais, Órgãos Governamentais, Instituições do Sistema S, Organizações da Sociedade Civil e Instituições sem fins lucrativos, sempre com o olhar voltado para os interesses das Cooperativas, dos seus associados e dos seus trabalhadores, especialmente em solo recifense.
Após o discurso, o vereador autor do requerimento entregou o Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Malaquias Ancelmo. A chefe de Gabinete do vereador Tadeu Calheiros, Valéria Azevedo, entregou flores à superintendente do Sistema OCB, Cleonice Pedrosa. A presidente da Copasa, Maria Risonete Sampaio foi convidada a entregar flores, em nome de todas as mulheres, ao mais novo cidadão do Recife.
Depois que recebeu o título, Malaquias Ancelmo ocupou a tribuna e fez as suas colocações. Ele falou sore o sentimento ao receber a comenda. “É um sentimento de muita gratidão perceber que a sociedade recifense, na pessoa do vereador Tadeu Calheiros, me concede essa homenagem. Para quem veio do Sertão da Bahia, e chegou aqui há 55 anos, em dezembro de 1970, ser reconhecido como Cidadão desta cidade é um orgulho enorme. Esta é uma tarde, portanto, de realização da minha caminhada e eu estou muito feliz por isso”.
O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Waldemar Borges, também falou. Ele destacou que “a entrega deste Título de Cidadania do Recife a Malaquias, este baiano de Jacobina, enriquece, e muito, a nossa cidade. Além de pernambucano, título que ele já tem e que fora concedido há 12 anos, por meio de nossa proposição na Assembleia Legislativa, agora Malaquias pode dizer também que é cidadão da terra onde, modéstia à parte, ‘os rios Capibaribe e Beberibe se encontram para formar o Oceano Atlântico’. Quero parabenizar o destacado vereador Tadeu Calheiros por esta feliz iniciativa”, disse.
Além dos dois vereadores – Tadeu Calheiros e Zé Neto – fizeram parte da mesa o homenageado, Malaquias Ancelmo; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Waldemar Borges; a médica Maria de Lourdes Correia de Araújo, presidente da Unimed Recife e da Federação Pernambucana das Unimeds; o presidente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas (OCB) dos Estados do Nordeste, André Pacelli; e o diretor da OCB-Pernambuco, Jurandir Araújo.
Durante a solenidade, três vídeos foram exibidos nos telões do plenário da Câmara Municipal mostrando a vida e a obra do homenageado à frente das entidades do cooperativismo em Pernambuco, além de mensagens de amigos e colaboradores. A cantora Bella Schineider fez uma apresentação musical. No final, Zé Neto analisou a solenidade que presidiu e convidou os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 23.10.2025.