Câmara do Recife recebe comitiva de Guangzhou

As cidades de Recife e Guangzhou (China) tornaram-se oficialmente cidades-irmãs no ano de 2007. Desde então, essa amizade tem se traduzido em intercâmbios contínuos em diplomacia, cultura, educação, economia e solidariedade. Na tarde desta segunda-feira (13), a Comitiva do Congresso Popular Municipal de Guangzhou visitou a Câmara Municipal do Recife e foi recebida pelo presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e pelos vereadores Zé Neto ((PSB) e Eriberto Rafael (PSB), primeiro vice-presidente e primeiro-secretário da Casa, respectivamente. Também estiveram presentes, o gerente geral de Relações Internacionais da Prefeitura, Marcone Ribeiro e a gerente de Relações Internacionais, Rebeca Mitchell.

O vereador Romerinho Jatobá considerou a visita muito importante e proveitosa. “Pudemos conversar bastante sobre as áreas de interesse comum entre as cidades. Pudemos explicar um pouco sobre o nosso Porto Digital, além de trocar experiências também em outras áreas”, disse o parlamentar. “A Comitiva estava bastante interessada na pauta esportiva aqui da nossa cidade, e querendo ampliar conversas com o Recife para estreitar  relações”, destacou.

O vice-presidente do Comitê Permanente, Chen Xiongqiao, que lidera a Comitiva do Congresso Popular Municipal de Guangzhou compartilhou da opinião. “Já são 18 anos desde o estabelecimento da relação de cidade-irmã entre Guangzhou e Recife. Eu espero aprofundar, conhecer um pouco mais a cidade e também, como próximo passo, estabelecer cooperação em termos de cultura e esportes”, afirmou.

A cidade de Guangzhou, capital da província de Guangdong, é uma das cinco principais cidades da China e figura entre os principais portos e centros de comércio daquele país. Está localizada na confluência de três rios, próxima de Hong Kong e Macau e possui uma história de mais de 2200 anos  - tendo sido um dos principais terminais da rota da seda marítima.

Cidades-irmãs - A relação de irmanamento entre Recife e Guangzhou oficializada em 2007, consolidou ao longo de quase duas décadas um laço sólido de cooperação bilateral. Destacam-se a doação de máscaras durante a pandemia de covid-19, o envio de produtos para famílias afetadas pelas chuvas de 2022 e a criação de um programa de intercâmbio entre a Escola de Inglês da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão (Guangzhou) e estudantes do Colégio Murakami, no Recife.

No ano de 2017, a Câmara Municipal do Recife assinou a renovação do acordo de intercâmbio e cooperação entre as cidades.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Em 13.10.2025