Câmara entrega Título de Cidadã do Recife à jornalista Natalia Ribeiro

Voz de programas como o “Primeira Página” e o “Debate”, da Rádio Jornal, a jornalista gaúcha Natalia Ribeiro agora é Cidadã do Recife. O Título foi concedido na tarde desta quinta-feira (16), pela Câmara Municipal, em uma cerimônia realizada no plenário da Casa de José Mariano. A homenagem é uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo), aprovada pelo conjunto dos parlamentares do Poder Legislativo. O vereador Eduardo Moura (Novo) conduziu a reunião solene.

Natural de Estrela (RS), Natalia Ribeiro foi a primeira pessoa de sua família a concluir um curso de ensino superior. Atua no setor de radiodifusão desde 2013, quando ainda era estudante de jornalismo. Iniciou sua carreira como estagiária na Rádio Independente, em Lajeado (RS), onde galgou cargos como o de produtora, repórter e apresentadora. Em 2020, mudou-se para o Recife, passando a integrar em 2021 a equipe da Rádio Jornal.

Na tribuna da Câmara, Felipe Alecrim enalteceu a competência profissional e o senso ético de Natalia Ribeiro. Ele destacou, ainda, uma das características da nova Cidadã: o amor pela terra onde escolheu viver.

“Natalia representa um jornalismo que inspira confiança. Sua trajetória é marcada por competência, pela ética e por um compromisso inabalável com a verdade. No microfone, ela vai muito além da notícia. Ela esclarece, orienta, provoca reflexão e ajuda a construir uma sociedade mais consciente e participativa. Através do seu trabalho diário, Natalia se tornou uma voz presente na vida de milhares de recifenses, parte da rotina da cidade da formação da opinião pública”, disse. “Mas há algo ainda maior que a sua competência técnica, que é o amor que ela dedica à cidade do Recife. Desde que chegou, Natalia se envolveu com a nossa cultura, com a nossa gente e, também, com os desafios e as potencialidades que tocam a nossa cidade, a nossa terra”.

Após a entrega do Título de Cidadã e da respectiva Medalha à homenageada, o marido da nova Cidadã, Henrique Dalpian, ocupou a tribuna da Casa para fazer um discurso. A cerimônia também contou com a exibição de um vídeo com mensagens de familiares de Natalia Ribeiro, além de uma apresentação artística do cantor André Rio.

Em seu discurso, Natalia Ribeiro refletiu sobre as características daqueles que são considerados cidadãos do Recife, seja por terem nascido no município, seja por aqui construírem suas histórias de vida. Ao plenário, ela também falou do sentimento de ser cidadã de dois lugares diferentes.

“Depois de cinco anos morando no Recife, completados há dois dias, não me sinto menos gaúcha ou menos filha da cidade de Estrela, onde nasci. As minhas raízes, é claro, permanecem muito vivas. Mas eu passei a ter um coração dividido por dois amores: Estrela e o Recife; Rio Grande do Sul e Pernambuco”, afirmou. “Aqui eu me sinto em casa, da mesma forma que me sinto em casa quando estou lá. Sinto saudade daqui quando estou lá, sinto saudade de lá quando estou aqui – porque o meu coração tem espaço para esses locais tão importantes”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene para a entrega do Título de Cidadã do Recife à jornalista Natalia Ribeiro.

Em 16.10.2025