Câmara Municipal concede Título de Cidadão do Recife a diretor do Ser Educacional

Com uma trajetória acadêmica e profissional considerada de excelência, o professor doutor Adriano Lisboa de Azevedo é um educador que, através da capacidade de transmitir conhecimento, têm impactado positivamente na formação de muitos recifenses. A partir desse conceito, a Câmara Municipal concedeu a ele, que é diretor Executivo de Ensino do Grupo Ser Educacional, o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). A solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (15), foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).

No discurso, Felipe Francismar pontuou que o Título de Cidadão do Recife é uma comenda que “reforça o laço entre quem contribui para com a cidade e com a própria comunidade recifense. Recife se orgulha de seus cidadãos que dedicam talento, tempo e conhecimento em prol do bem comum. Reconhecer essas pessoas é valorizar a força coletiva que transforma a cidade em um lugar melhor. Cada ação, cada decisão que beneficia a população, fortalece a história e o futuro da nossa capital”.

Natural da Bahia, Adriano Lisboa de Azevedo mora no Recife desde 2009, Ao longo dos últimos 16 anos, disse o vereador, a presença de Adriano Lisboa de Azevedo no Recife tem sido marcada “por ações concretas que fortalecem a educação, a gestão e o desenvolvimento humano. Como diretor Executivo de Ensino do Grupo Ser Educacional, ele consolidou práticas de excelência que impactaram não apenas a sede recifense [do grupo], mas diversas unidades espalhadas pelo país, mostrando que o saber produzido em Recife pode servir de referência em outras regiões”.

Felipe Francismar parabenizou o mais novo cidadão recifense “em nome da Câmara Municipal do Recife por sua trajetória exemplar e pelo impacto positivo que tem gerado na educação, na gestão e na vida de milhares de pessoas. Que este Título de Cidadão do Recife sirva não apenas como reconhecimento, mas como estímulo para que sua atuação continue a inspirar novas gerações e a fortalecer nossa cidade”.

O professor doutor é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (UNIFACS) e aprofundou seus conhecimentos com um mestrado em Administração Pública pela Universidade de Alcalá, na Espanha, em 2001. Depois, fez mais um mestrado (2019) e um doutorado (2025) em Administração, com foco em Gestão Estratégica para Sustentabilidade, pela Universidade da Amazônia (Unama). Ele atua ainda como professor no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).

Desde 2008, também ocupa a posição de diretor Executivo de Ensino do Grupo Ser Educacional, instituição de ensino superior com raízes no Recife. Sua atuação foi crucial na consolidação e disseminação da cultura organizacional e do modelo de gestão da sede recifense para diversas unidades por todo o Brasil.

Após o discurso, Felipe Francismar entregou a Adriano Lisboa de Azevedo o Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha. O filho do homenageado, o garoto Francisco Alencar, foi convidado a fazer uma homenagem a ele. Foi um discurso, ressaltando os exemplos do pai, no dia a dia. A esposa, Brenda Alencar, leu um perfil dele. “Ele é baiano com gosto, com axé na alma. No começo, achava diferente [viver no Recife]. Mas o Recife o adotou e ele adotou o Recife. E descobriu que uma pessoa pode ser de dois lugares”. Em ato contínuo o mais novo cidadão recifense ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimento.

“A educação impregnou de sentido a minha vida e me trouxe até aqui. Receber este título é um símbolo de pertencimento. É o coroamento de uma jornada marcada pela fé na educação e pelo amor desta cidade que me acolheu. Eu nasci em Salvador, terra de luz, de axé e de ancestralidade. De lá, trago a fidelidade às minhas raízes e minha crença inabaláveis no encontro e na construção de relacionamentos”, disse. Ele lembrou que foi aqui, no Recife, nas salas do Colégio Santa Maria onde estudou e foi alfabetizado, aos sete anos.

Ele contou que, ao crescer, foi morar em sua terra natal, Salvador. Revelou que desde criança é um torcedor do Santa Cruz e que sempre guardou “no coração um pedaço de Pernambuco”. Depois, falou da jornada profissional e relatou que ao trabalhar no Grupo Maurício de Nassau, em Salvador, foi convidado a trabalhar no Recife. “Em 2009, recebi o convite de vir para o Recife. Esse foi o meu retorno, definitivo e apaixonado por esta cidade. Desde então, ela me transformou. Recife me recebeu de braços abertos e o coração cheio de alegria”, disse.

Durante a solenidade, o músico Marquinho Balada e o Maestro Formiga fizeram uma apresentação. Além dos dois vereadores – Felipe Francismar e Aderaldo Pinto – a mesa de honra foi formada pelo homenageado, a  sua esposa, Brenda Alencar; o deputado estadual, Francismar Pontes; e o CEO do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz. No final, o vereador Aderaldo Pinto teceu suas considerações sobre a reunião solene e convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene: Título de Cidadão do Recife para o professor doutor Adriano Lisboa de Azevedo. 

Em 15.10.2025.