Câmara rejeita moção de repúdio a vice-prefeito do Recife
Na sua postagem em uma rede social, Victor Marques relata que o Túnel da Abolição foi construído e é administrado até hoje pelo Governo do Estado, acrescentando que a Prefeitura havia tomado a decisão de assumir a gestão do equipamento, organizar a estrutura e contratar um projeto executivo para sanar os problemas existentes no local.
Entretanto, segundo Eduardo Moura, a decisão foi tomada após uma ação judicial indicar a necessidade de que o Poder Executivo municipal tomasse providências a respeito do Túnel. “O senhor Victor Marques – que, além de vice-prefeito, é o secretário de Infraestrutura do Recife e, também, engenheiro – pela segunda vez publicou um vídeo com uma fake news, que eu não sei porque é que ninguém falou que não era fake news, dizendo que a situação do Túnel da Abolição ia, a partir de agora, ser resolvida pela Prefeitura, porque a Prefeitura quer. Mentira. Há uma ação judicial, uma determinação da Justiça, para que a Prefeitura resolva”.
A vereadora Cida Pedrosa fez a defesa do vice-prefeito Victor Marques.. “O voto de repúdio é incabível. É a primeira vez que vejo alguém ser alvo de um voto de repúdio porque disse que vai resolver um problema urbano. Só podemos subir nesta tribuna para cobrar o que não foi feito ou o que foi realizado de maneira desconforme. Mas nunca para negar a ação de um governante”, afirmou a vereadora.
Ela disse que o vereador Eduardo Moura estava agindo com “uma farsa, como uma representação” para levar às redes sociais. Ela lembrou que o vice-prefeito Victor Marques não é do PSB, como afirmou o parlamentar que a antecedeu, mas do PCdoB; e que o governador que construiu o túnel, para facilitar o tráfego na altura do início da Avenida Caxangá, facilitando o acesso ao centro do Recife, foi “o então governador João Lyra, pai da atual governadora”.
Cida Pedrosa destacou ainda que no dia 25 será iniciada a intervenção da Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ela citou as numerosas iniciativas que a Prefeitura do Recife precisará tomar para acabar com os alagamentos do túnel, que envolvem bombeamentos, ações de microdrenagem, mobilização de equipes de limpeza manual, de carros pipa; contratações de projetos etc. No final, o requerimento 9830/2025 terminou sendo rejeitado pelo plenário por 22 votos não e cinco votos sim.
Outras matérias – Além do requerimento nº 9.830/2025, Eduardo Moura discutiu na tribuna nesta terça-feira outras duas propostas de sua autoria: o requerimento nº 10.882/2025, que pede voto de aplausos à Guarda Municipal do Recife pela atuação de agentes durante um protesto por moradia em frente ao edifício-sede da Prefeitura, e o requerimento nº 10.886/2025, que formula voto de aplausos à equipe da Policlínica Salomão Kelner pela boa gestão da unidade e pelo oferecimento de bons serviços à população. Ambas as matérias foram aprovadas.
Ao tratar do requerimento nº 10.882/2025, Eduardo Moura classificou o protesto como uma tentativa de invasão do prédio da Prefeitura e congratulou a Guarda Municipal por ter agido no controle da população e na proteção do patrimônio público “sem arma, sem qualquer dispositivo de contenção de tumulto, no corpo a corpo”.
Em aparte, Cida Pedrosa salientou a sua posição contra o armamento da totalidade da corporação, mas destacou a necessidade de equipamentos do tipo para segmentos da Guarda mais expostos ao risco, como a Brigada Ambiental e a Brigada Maria da Penha. Já o vereador Felipe Alecrim (Novo) defendeu tanto o armamento da Guarda como mais investimentos e concursos públicos para a instituição.
Sobre os elogios de Eduardo Moura à equipe da Policlínica Salomão Kelner, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) refletiu sobre as responsabilidades dos gestores de unidades e o seu papel no oferecimento de serviços públicos de qualidade. Por sua vez, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) parabenizou Eduardo Moura pelo voto de aplauso e reforçou as congratulações às gestoras responsáveis pela Políclínica.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e apartes.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa.
Em 21.10.2025