Desembargador Rogério Favreto é o mais novo cidadão do Recife
Além do homenageado e dos vereadores Felipe Francismar e Romerinho Jatobá, a mesa de honra da solenidade também foi composta pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região Manoel Erhardt; pelo desembargador e 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, neste ato representando o presidente desembargador Ricardo Paes Barreto, Fausto de Castro Campos; pelo deputado estadual Francismar Pontes; a presidente do partido Solidariedade em Pernambuco, Marília Arraes; e o Procurador-Geral do Recife, Pedro Pontes, neste ano representando o prefeito João Campos.
O desembargador Rogério Favreto tem passagem pelo Ministério Público Federal e cargos de destaque no Poder Executivo Federal, culminando na sua ascensão ao cargo que ocupa. De acordo com o autor da iniciativa, vereador Felipe Francismar, a atuação dele honra não apenas o magistrado federal, mas também a cidade do Recife. "O Título de Cidadão do Recife trata-se de uma homenagem concedida por esta Casa Legislativa que valoriza trajetórias de destaque e reforça o compromisso da cidade em reconhecer aqueles que contribuem para o bem coletivo. O desembargador Rogério Favreto construiu uma carreira jurídica de destaque, tendo sido procurador-geral de Porto Alegre e, hoje, chegando ao cargo de desembargador Federal do TRF-4. Nesta posição, tem tomado decisões e participado de julgamentos que definem a interpretação da lei federal, impactando diretamente a vida de milhares de cidadãos e fortalecendo o judiciário", disse.
"Mais do que nunca, é essencial reconhecer aqueles que com coragem e dedicação reafirmam a importância de um judiciário forte, independente e comprometido com a cidadania. O desembargador Rogério Favreto tem essa postura: não se omite, decide com firmeza e entende que cada processo de decisão impacta a vida de sustento à democracia. Ao conceder o Título, reforçamos que o Recife acredita na justiça, que valoriza os seus defensores, reconhecendo que homens e mulheres de coragem e competência são essenciais para uma sociedade justa e democrática. Que esse Título sirva como agradecimento e acolhimento da cidade do Recife", salientou o parlamentar. Em seguida, Felipe Francismar realizou a entrega do Título de Cidadão do Recife com a respectiva medalha ao desembargador Rogério Favreto. Logo após, foi feita uma apresentação musical pelo cantor Marquinhos Balada.
Ao ocupar a tribuna, o mais novo cidadão recifense, Rogério Favreto, leu parte do Hino do Recife e agradeceu pelo reconhecimento e presença dos amigos e colegas. "Levado pela emoção por estar sendo homenageado por esta Câmara Municipal, esta é, agora, a minha cidade. Derreto-me em sentimento de gratidão no coração e na alma para agradecer ao colegiado de seus vereadores e amigos que provocaram a ideia dessa honraria. Gratidão especial ao vereador Felipe Francismar, autor do decreto. Eu posso dizer com a maior pureza da alma como é bom se tornar filho desta linda cidade; hoje, sonhando e vivendo esta cidade. Vocês são um presente da vida, um agrado exacerbado do Pai celestial a um dos mais simples de seus filhos, digo isso sem soberba, pois realmente entendo que recebo dos céus e dos amigos muito além do que mereço. No pulsar o coração, o destino reservou-me uma extravagante alegria de receber este dignificante Título de Cidadão", salientou.
No final da solenidade, o vereador Romerinho Jatobá teceu suas considerações sobre a trajetória e atuação do homenageado em prol da cidade, como "quando esteve à frente do Ministério e pode ajudar o Recife, por toda a ligação que você tem com essa cidade e toda a trajetória", sendo assim, "nada mais justo que o Recife lhe reconhecer como filho da terra, e quando você sair desse plenário com a aprovação dos vereadores, saiba que é toda a cidade que lhe abraça".
Numa quebra de protocolo, a presidente do Solidariedade, Marília Arraes, registrou que "em um dos momentos mais difíceis que o Brasil já viveu de enfrentamento ao lawfare de utilização do judiciário para perseguição política, Vossa Excelência teve a coragem inclusive de correr riscos institucionais de defender a democracia, o judiciário e o lado certo da história".
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 06.10.2025.