Escola Estadual Caio Pereira é homenageada em solenidade da Câmara do Recife

Ao longo de sua história, a Escola Estadual Caio Pereira tem sido fundamental na formação de gerações de estudantes do Alto José Bonifácio, na Zona Norte, e bairros vizinhos. Ela atinge 70 anos de existência disponibilizando uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral de seus alunos e com a formação de cidadãos conscientes e críticos. Por isso, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (8), para homenagear a instituição de ensino. A solenidade foi feita através do mandato do vereador Felipe Francismar (PSB), sendo presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Alunos da escola, professores e familiares estiveram presentes na Casa de José Mariano. ““Celebrar os 70 anos da Escola Estadual Caio Pereira é reconhecer a trajetória de uma instituição que, ao longo de décadas, contribui decisivamente para a formação de cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com a transformação da realidade ao seu redor”, afirmou, no discurso, o vereador Felipe Francismar. Fundada em 4 de outubro de 1955, a Escola Estadual Caio Pereira chega aos seus 70 anos de existência atendendo cerca de 1.300 alunos, nos níveis fundamental (anos finais), médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando nos três turnos. O nome da unidade educacional homenageia o jornalista, advogado e filósofo Caio Pereira, nascido em Palmares.

“A Escola Estadual Caio Pereira se destaca não apenas pelo ensino, mas também por ser um espaço de convivência, cultura e cidadania. Ela tem sido, há sete décadas, um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação”, acrescentou Felipe Francismar. Ele parabenizou toda a comunidade escolar — alunos, professores, gestores e funcionários — em nome da Câmara Municipal do Recife, destacando o “esforço, dedicação e compromisso para com a educação e a cidadania”. E disse que “a Escola Estadual Caio Pereira é a prova viva de que a educação muda pessoas e, por consequência, transforma o mundo”.

Felipe Francismar ressaltou que a infraestrutura da unidade de ensino reflete "o cuidado com a qualidade do ensino, mas é o trabalho dedicado dos professores, funcionários e gestores que faz da escola uma verdadeira referência em formação humana e cidadã”. Ele lembrou, ainda, que projetos como a Banda Marcial e o Grêmio Estudantil, ativo desde 2010, mostram que a escola vai além do currículo tradicional. Ela promove cultura, participação e engajamento social, preparando os alunos não apenas para provas, mas para a vida em sociedade.  “Que essa história de conquistas continue por muitas décadas, inspirando novas gerações a acreditar no poder transformador da educação". 

Após o discurso, o vereador Felipe Francismar entregou um certificado aos homenageados, numa lista que inclui professores, funcionários e parceiros. Os nomes estão publicados abaixo. O ex-aluno e ex-professor da Escola Estadual Caio Pereira, Clébio Marques foi convidado a ocupar a tribuna para falar da sua relação coma escola. “Tenho uma relação de responsabilidade, gratidão e pertencimento para com a escola. A responsabilidade é no sentido de expressar, em poucas palavras, a trajetória dos 70 anos de relevantes serviços prestados da escola estadual ao Alto José Bonifácio e comunidades adjacentes”. Ele lembrou partes da história do estabelecimento escolar.

Clébio Marques também explicou que o seu sentimento de gratidão se devia ao fato de estar “representando colegas professores e estudantes. Os colegas, pelas contribuições diversas e os alunos porque eu fui aluno dessa escola”. Quanto ao pertencimento ele lembrou que nasceu no Alto José Bonifácio, onde mora até hoje e passou “um terço de minha vida, do sexto ao nono ano, nesta escola”.

A gestora da Escola Estadual Caio Pereira, professora Gizely Mendes Cavalcanti, falou em nome da instituição. “É com muita honra que comemoramos essas sete décadas de história de vida entrelaçadas, de sonhos construídos e de transformações silenciosas, que ecoam até hoje. Esta escola é referência para toda a comunidade. A Escola Caio Pereira foi fundada graças à dedicação do professor Zanoni Carvalho e não é apenas uma escola, mas um marco, um lar, uma missão de vida para todos nós”.

Gizely Mendes Cavalcanti disse ainda que a escola, ao longo dos 70 anos, “tem sido um lugar de afeto e respeito, de construção do saber e de formação cidadã”. A gestora observou que a escola mudou o futuro de muitas pessoas da comunidade “e plantou esperanças”. Ela destacou que hoje, por exemplo, uma aluna está representando a escola em Brasília. “Temos projetos que nascem e transcendem os muros da escola. Estamos aqui, nesta solenidade, com pais, que foram ex-alunos; e com alunos que gostam da escola. A marca da Caio Pereira é o afeto, o amor, o acolhimento”.

O ex-vereador Almir Fernando também discursou. “Quando estive vereador, em 2018, tive a honra de apresentar o requerimento número 173/2018, que resultou na Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da escola. Naquele momento, já destacávamos o papel fundamental da Caio Pereira na formação de gerações e no fortalecimento da educação pública no Alto José Bonifácio, atendendo também alunos de bairros adjacentes, como Beberibe, Linha do Tiro, Vasco da Gama, Morro da Conceição e Bomba do Hemetério. Por isso, estar aqui hoje, celebrando os 70 anos, é motivo de orgulho e emoção”.

Durante a solenidade, as cantoras Carla Alves e Cintia Barros fizeram, em momentos distintos, apresentações musicais. A mesa da solenidade foi composta pelo presidente, vereador Zé Neto; pelo autor da homenagem, vereador Felipe Francismar; a gestora da Escola Estadual Caio Pereira, Gizely Mendes Cavalcanti; o deputado estadual Francismar Pontes; a professora Verônica de Moraes dos Santos; o ex-aluno e ex-professor da Escola, Clébio Marques; e o ex-vereador e amigo da escola, Almir Fernando. No final, o vereador Zé Neto fez considerações sobre a solenidade e convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem aos 70 anos da Escola Estadual Caio Pereira.

 

Lista dos Homenageados:

1.HOMENAGEM AO PATRONO DA ESCOLA CAIO PEREIRA – NESTE ATO SENDO REPRESENTADO PELA GESTORA DA ESCOLA, PROFESSORA GIZELY MENDES CAVALCANTI;

 

PROFESSORES HOMENAGEADOS:

2. CLÉBIO MARQUES – EX-ALUNO E EX-PROFESSOR;

3. ELIANA CIBELE MESQUITA DA COSTA ANDRADE - EX-PROFESSORA;

4. GILSON DA SILVA (PROFESSOR A MAIS DE 10 ANOS);

5. GLAUCIA TADEU – EDUCADORA DE APOIO ESCOLAR;

6. JAKELINE MARINHO DE ARRUDA – EX-PROFESSORA;

 

FUNCIONÁRIOS HOMENAGEADOS:

7. GIZELY MENDES CAVALCANTI – GESTORA;

8. LUZINETE (FUNCIONÁRIA A MAIS DE 10 ANOS);

9. MÁRCIA VERÔNICA COUTO SILVA FRANÇA – SECRETARIA DA ESCOLA A MAIS DE 15 ANOS;

10. RICHARLISON BARBOSA DE SOUZA – ALUNO E PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL;

11. ROMÁRIO ARAGÃO SANTOS – EX-PRESIDENTE DO GRÊMIO;

12. VERÔNICA DE MORAES DOS SANTOS – ASSISTENTE DE GESTÃO;

 

PARCEIROS DA ESCOLA

13. DHAY ARTES.

 

Em 08.10.2025.