Requerimento que propõe Tarifa Zero no transporte público é aprovado
O requerimento foi aprovado. Liana Cirne disse que, com a tarifa zero, o direito à cidade será ampliado a diversas pessoas que não têm como pagar o transporte público para fazer os deslocamentos. “A tarifa zero representa a democratização do acesso à cidade e também pode garantir uma mobilidade de mais qualidade”, disse. Ela assegurou que está em andamento, no Governo Federal, “um estudo de viabilidade econômica para que a tarifa zero seja adotada em todos os municípios”.
A vereadora lembrou ainda que, na legislatura anterior, a Câmara do Recife tinha uma Frente Parlamentar pela Renda Básica e que os vereadores que a compunham visitaram o município de Maricá (RJ) para ver os exemplos daquele município. “Lá, a tarifa zero já foi implementada. Por causa da medida, o número de motocicletas no trânsito diminuiu, assim como o de acidentes. O lazer aumentou, assim como as vendas do comércio”, afirmou.
A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) pediu aparte e parabenizou Liana Cirne. “Nós também defendemos o passe livre e a tarifa zero”. A vereadora Kari Santos (PT), por sua vez, disse que “esta é uma pauta importante e vai beneficiar a população desempregada”.
O vereador Luiz Eustáquio pediu esclarecimentos: “Eu preciso entender as condições da tarifa zero. Ela será dada somente a quem está inscrito no CadÚnico ou é para todos? Além disso, de onde virá o subsídio?”. O vereador Júnior de Cleto alertou que é preciso definir, numa proposta de tarifa zero, a situação do transporte complementar.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne.
Em 06.10.2025.