Requerimentos em benefício da Mata do Engenho Uchôa são aprovados na Câmara do Recife
Ao iniciar a discussão das matérias, Cida Pedrosa explicou como a Mata do Engenho Uchôa teve quase êxito nas negociações, durante a última gestão do ex-governador Paulo Câmara. A unidade de conservação é um fragmento significativo do Bioma Mata Atlântica, no centro urbano da capital pernambucana, existindo ainda ecossistemas associados como restinga e manguezal.
“No último governo do ex-governador Paulo Câmara, quase se chegou a uma possibilidade de solução. Existe no Fundo Estadual de Meio Ambiente recursos para investimento em unidades de conservação. O ex-governador nos recebeu e aceitou utilizar o recurso do Fundo para fazer um acordo com os proprietários para comprar a Mata e transformá-la num parque ecológico", pontuou Cida Pedrosa.
"E a parte que está degradada pode fazer pista para caminhar, parquinho para crianças e se preserva o restante como uma unidade de conservação ecológica. O governo estadual entregaria a Mata à Prefeitura e a Prefeitura criaria o Parque Uchôa. Mas, funcionários do CPRH foram contra, mesmo o Conselho Estadual sendo soberano”, ressaltou a parlamentar.
Após a explicação, Cida Pedrosa analisou cada matéria. O primeiro requerimento a ser debatido foi o número 9919/2025. Ele sugere indicação ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM/Recife) para apoiar à utilização de recursos de compensação ambiental na aquisição da Mata do Engenho Uchôa. “Queremos que o Conselho Municipal apoie nossa luta para nós podermos ter um consenso de pagarmos esses proprietários para termos o Parque”, disse Cida Pedrosa.
O nº 9921/2025 pede indicação ao Secretário de Habitação do Recife para que promovam estudos e apresentem alternativas visando à desapropriação e ao reassentamento digno das famílias que residem no entorno do Rio Tejipió, em áreas adjacentes à Mata do Engenho Uchôa. “Que a Secretaria de Habitação nos apresente um estudo que contemple dignamente as famílias. Isso é uma parte da nossa luta para as famílias que estão no Tejipió”.
O requerimento nº 9922/2025 pede indicação ao Comandante da Guarda Municipal do Recife a adoção de providências para o restabelecimento das rondas periódicas da Brigada Ambiental na área da Mata do Engenho Uchôa. “Por muito tempo, nós tínhamos rondas permanentes da Brigada Ambiental. Tanto ao redor como dentro na mata”, disse Cida.
O número 9923/2025 faz um apelo ao presidente da Sudene para a inclusão da Mata do Engenho Uchôa em linhas de Financiamento Ambiental. “Tudo o que nós estamos querendo é conseguir o capital, resolver com os proprietários, o Recife receber a mapa de Uchoa e nós implantarmos o Parque”.
Já o 9924/2025 faz apelo ao Consema/PE (Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco) pela reafirmação de deliberação anterior e a autorização para utilização de recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente, destinados à desapropriação da Mata do Engenho Uchôa, visando sua transformação em Parque Público. “É uma luta suprapartidária”, disse, ao solicitar apoio de todos os vereadores da Casa. “A gente está indo ao Ministério Público também porque estamos precisando de toda a ajuda necessária”, destacou Cida Pedrosa.
Depois das explicações sobre as matérias acerca da Mata do Engenho Uchôa, vários parlamentares fizeram apartes: Eduardo Moura, Júnior de Cleto, Rinaldo Junior, Chico Kiko e Paulo Muniz.
O vereador Eduardo Moura salientou que defendia a preservação ambiental. “Todo pequeno verde que a gente tem nessa cidade, na minha visão, tem que ser preservado. Era um assunto que já devia estar resolvido há muito tempo”.
Júnior de Cleto, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife, enfatizou que disponibilizava o colegiado com o objetivo de ajudar a Mata do Engenho Uchôa. “Deixo à disposição e o que precisar da Comissão pode contar, especialmente num tema tão relevante como esse”.
Já Rinaldo Junior propôs a união de todas as Comissões da Casa. “Acho que a Câmara toda tem que se unir nesse projeto. Com todas as Comissões. E vamos tentar saber o que a gente pode fazer. Quero acompanhar a ida à Secretaria de Meio Ambiente e Sudene”.
Chico Kiko ressaltou que também poderia ajudar na questão e parabenizou Cida Pedrosa. “Queria parabenizar Cida Pedrosa por essa força que está dando à região e dizer que pode contar comigo”. Por último, Carlos Muniz (PSB) sugeriu a criação de duas Frentes e teceu detalhes de como podem analisar a questão da Mata Uchôa. “Uma Frente poderia ser na Sudene e a outra verificar a ação judicial. Porque à época existia a tese da Prefeitura do Recife de ter o Recife Energia. Depois, houve um decreto estadual, em relação àquela área, e outro municipal. Então, esse encadeamento jurídico tem que se verificar”, disse.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa.
Em 14.10.2015