Saúde mental, AADEEs, melhorias em creche: requerimentos debatidos na Câmara
Liana Cirne debateu os requerimentos número 9959/2025 e 9961/2025. O primeiro dirige indicação à Secretaria de Educação do Recife para implementar políticas de saúde mental e bem-estar para os AADEEs. O segundo solicita, também à Secretaria de Educação, a promoção da valorização profissional dos agentes de apoio, por meio da revisão de sua remuneração. “Esses requerimentos são fruto de uma audiência pública que eu e o vereador Osmar Ricardo (PT) realizamos no dia 16 de setembro”, disse, acrescentando informações sobre a importância dos AADEEs.
“Eles são fundamentais na educação inclusiva, para atender crianças que precisam de auxílio na locomoção do portão de entrada da creche à sala de aula; para segurar o lápis na hora das tarefas; para ajudar a criança a entender o que a professora está ensinando; para levar a criança ao banheiro, etc. Na audiência pública, os AADEEs apresentaram demandas como capacitação, valorização profissional, reconhecimento pedagógico; e política de saúde mental”, disse a vereadora, justificando a razão de suas proposições.
Em seguida, outros vereadores subiram à tribuna para tratar de vários requerimentos da parlamentar. Em relação ao requerimento número 10146/2025, sugerindo indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) solicitando a instalação de banheiro público na Praça Pinto Damaso (Praça da Várzea), Bairro da Várzea, o vereador Davi Muniz (PSD) se dirigiu à tribuna para explicar a situação.
“Existem duas praças na Várzea. Uma menor e uma maior. A menor tem os seus comerciantes de lanchonetes que vendem lanches e comidas diversas. E a maior, tem a prática esportiva com área de caminhar, quadra de vôlei, futebol de salão e só tem um banheiro. Porém, esse banheiro só é aberto quando se faz atividade física da Prefeitura logo cedo pela manhã e depois se encerra. Não tem um banheiro público na Praça da Várzea”.
Em aparte, Liana Cirne pontuou que a praça é muito frequentada com múltiplos usos e acha não ser possível que o local continue sem sanitários. “E estão transformando o casarão da Várzea, um patrimônio histórico, em sanitário informal. Então, nós pedimos para que a Prefeitura instale o quanto antes o banheiro da Praça da Várzea que é um pedido antigo e que já foi objeto de abaixo assinado dos moradores. Que possa haver mais dignidade no uso daquele equipamento público tão importante”.
O vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna para discutir o requerimento de nº 10.150/2025, solicitando conserto de cisterna e encanação; conserto de ares-condicionados quebrados; conserto de infiltrações nas paredes; retirada de mofo; e compra de novos colchonetes na creche municipal Casinha Azul, na Rua São Mateus, 1239, bairro Iputinga. Ele lembrou ter realizado uma fiscalização em um depósito na Prefeitura também na Iputinga e que encontrou vários colchões. “Eu fui em um depósito da Prefeitura e encontrei mais de dois mil colchões com mofo dentro sendo jogados no lixo. Aí vem uma vereadora, fiscaliza uma creche e vê que está necessitando colchão para crianças. Que gestão é essa?” questionou.
Em aparte, o vereador Felipe Alecrim (Novo) corroborou com as colocações de Gilson Machado Filho e, também em aparte, o vereador Davi Muniz pontuou que a educação é a base de tudo e criticou a gestão municipal.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho.
Em 07.10.2025