Servidores da Câmara do Paulista visitam a Câmara do Recife
De acordo com o procurador da Câmara do Paulista, Cleyton Eustáquio, a visita faz parte de uma série de trabalhos que tem sido realizado na instituição. ”Nós queremos trocar experiências, conhecer como ocorrem os trabalhos legislativos e administrativos daqui, para que possamos melhorar as demandas na nossa Câmara Municipal”, disse. Também participaram da visita funcionários representantes das diretorias legislativa, administrativas e financeira.
Coube ao secretário de Coordenação Geral da Câmara do Recife, Jaime Paiva, explicar questões referentes à área administrativa, processos licitatórios, transparência, formação e capacitação do corpo técnico de servidores. Ele falou, ainda, do respeito às legislações pertinentes ao trabalho, a exemplo do Regimento Interno, da Lei Orgânica do Recife e da Lei de Licitações, entre outras.
Os visitantes conheceram a Sala das Comissões e o Plenário da Câmara do Recife e, em cada espaço, ouviram explanações e tiraram dúvidas sobre as ações dos diversos setores. Estiveram presentes, o diretor do departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; o chefe do setor de Informática, Ricardo Ferraz; a diretora do departamento de Comunicação Social, Éden Pereira, e a representante da assessoria Especial de Relações Públicas, Kelly Santana.
Processos legislativos 100% informatizados – A Câmara Municipal do Recife conta com toda a tramitação de proposições informatizada, ou seja, o processo legislativo – desde o envio de um projeto de lei, requerimento, projeto de resolução ou qualquer outro documento – ocorre pelo e-processo, no site da Casa. Desta forma, a instituição tem agilizado o trabalho, erradicando o uso do papel e diminuindo o tempo nas ações e ainda possibilita que todas as pessoas interessadas na tramitação de um projeto, possam acompanhar os pareceres, as emendas recebidas até a conclusão das matérias.
Todo o processo foi 100% informatizado há cerca de quatro anos, mas a Câmara do Recife é pioneira entre as câmaras das capitais do Brasil na informatização das proposições, pois deu início ao processo no ano de 2004. Se comparada com todas as cidades brasileiras, neste quesito, a Casa de José Mariano ocupa o segundo lugar, depois da Câmara Municipal da Cidade de Catanduva, em São Paulo.
Em 29.10.2025