Vereadores debatem requerimentos para contratação de médicos

Dois requerimentos de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB), pedindo nomeações de médicos aprovados em concursos públicos da Prefeitura do Recife, para ocupação de vagas em unidade de saúde do município, foram debatidos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (20) pelos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Felipe Alecrim (Novo). Aprovados, os dois requerimentos foram dirigidos à Secretaria de Saúde do Município.

O de número 10532/2025 pede a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público número 001/2019, para os cargos efetivos da Secretaria de Saúde. O de número 10555/2025, solicita a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público nº 001/2024, também da Prefeitura. “Parabenizo pelos dois requerimentos. Desde fevereiro, eu já fiscalizei 20 unidades de saúde.  Em todas, vi problemas de falta de pessoal. Quando falta um médico, ou um técnico de enfermagem, sacrifica o outro. Essa é a realidade do Recife”, disse  Eduardo Moura.

O vereador Felipe Alecrim, que pediu aparte, parabenizou Moura pelo debate e registrou que “a saúde pública do Recife está adoecida na gestão de João Campos. O recifense não consegue realizar exame e nem vaga para consultas com médicos. Essa é a realidade que o prefeito deixa para o Recife”, afirmou. Alecrim acrescentou que “sem o trabalho dessa bancada de oposição, o problema [da saúde pública] ficaria pior”. Ele afirmou, ainda, que “sem saber a quem recorrer, a população em situação de vulnerabilidade é a que mais sofre".

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e aparte.

Em 20.10.2025.