Vereadores destacam Dia do Comerciário
O vereador Eduardo Moura afirmou que o Recife "tinha um dos comércios mais pulsantes do Brasil", mas segundo ele, o centro está abandonado. "Eu tenho um dado da CDL [Câmara dos Dirigentes Lojistas] de que 40% dos comércios do centro histórico do Recife fecharam nos últimos cinco anos, e os principais motivos foram: calçadas quebradas, lixo, iluminação pública insuficiente e, principalmente, insegurança. A iluminação pública melhorou muito no centro do Recife, só que o resto não melhorou", disse. "Não há um incentivo para que o comerciante abra mais lojas, contrate mais recifenses. O retrato do comércio do Recife é a Rua da Imperatriz que, de 85 lojas, tem 26 abertas. Infelizmente, hoje não é um dia para a gente comemorar o comércio do Recife, mas para lamentar".
Para o vereador Luiz Eustáquio o centro do Recife atravessa uma situação semelhante a de outros centros comerciais de grandes cidades do País. "Isso não ocorre somente no Recife, mas em todo o Brasil. O comércio agora está localizado em shoppings, nos bairros e [o consumidor] pode comprar sem sair de casa, [pela internet] direto da China”, disse. No entanto, o vereador destacou que os comerciários exercem um importante papel para a economia da cidade, do Estado e do País. Ele reconheceu que já ocorreram avanços nos direitos trabalhistas, mas há muitas questões a se avançar. “É uma luta muito grande a desta categoria”.
Outros assuntos - Durante o seu pronunciamento, o vereador Luiz Eustáquio abordou, ainda, a Escola Dominical Bíblica, promovida pela Igreja Assembleia de Deus, que “realiza estudos maravilhosos sobre a Palavra de Deus” e falou também sobre o tema "Pedalando Contra as Drogas", evento ocorrido ontem, dia 19. “Fizemos um pedal de quase 18 quilômetros, por uma causa importante. Precisamos que Governo do Estado e Prefeitura do Recife cuidem melhor desta questão”.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 20.10.2025.