Vereadores destacam voto de aplausos à professora Antonella Galindo
A vereadora Cida Pedrosa salientou a importância da representatividade da professora para Recife e para Pernambuco. “Antonella Galindo é a primeira mulher trans a ser vice-diretora de uma universidade no Brasil. Além de grande jurista, ela agora foi nomeada como membro do recém-criado Centro de Estudos Constitucionais do Supremo Tribunal Federal. Antonella é uma grande constitucionalista. Uma mulher jurista das mais importantes, e esta pernambucana vai compor esse dileto e renomado grupo de constitucionalistas que vão no STF estudar, pensar, colaborar com aquela Corte sobre o que é constitucional ou não”, detalhou.
Ao ocupar a tribuna para tratar do requerimento, o vereador Thiago Medina teceu críticas à iniciativa, alegando haver problemas na condução de Antonella Galindo no cargo de vice-diretora da FDR. “Ontem, na Faculdade de Direito do Recife, onde ela é vice-diretora, houve um protesto dos estudantes. E quais eram as reivindicações dos estudantes? Que a Faculdade estava ao léu, largada às traças. Muito por conta da vice-diretora, Galindo. Então, se esta Casa tivesse que fazer alguma menção a Galindo, era moção de repúdio, não moção de aplauso ou congratulações”.
Em aparte a Medina, Cida Pedrosa voltou a se pronunciar, associando o direcionamento de críticas da gestão da Faculdade de Direito a sua vice-diretora a um episódio de transfobia e ao crescimento da extrema-direita no movimento estudantil. “Eu soube hoje de manhã do protesto e eu sei exatamente como ele se organizou”, disse. “Não seria interessante pensar que o diretor é um homem, um homem hétero – e porque é que [o protesto] é contra a vice-diretora? Por que é que o protesto não é contra a direção da casa, e sim contra uma pessoa específica, vereador? É ela que toma conta da casa ou um corpo diretivo?”
Ao final do debate, o requerimento foi aprovado em plenário com dois votos contrários.
Clique e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.
Em 14.10.2025.