Vereadores discutem pedidos para Feira da Pracinha de Boa Viagem, Centro POP e Guarda Municipal

A Câmara do Recife discutiu e aprovou nesta terça-feira (28) um conjunto de requerimentos propostos pelo vereador Eduardo Moura (Novo) sobre temas diversos. Dentre essas matérias, estavam os requerimentos nº 10.883/2025, nº 10.895/2025 e nº 10.973/25, que geraram debate durante a reunião plenária. Além do próprio Eduardo Moura, se pronunciaram sobre as propostas – que trazem pedidos para a Feirinha de Boa Viagem, para o Centro POP de Boa Viagem e para a Guarda Municipal – os vereadores Davi Muniz (PSD), Alef Collins (PP), Felipe Alecrim (Novo) e Ana Lúcia (Republicanos).

Dirigido à autarquia municipal CONVIVA Mercados e Feiras, o requerimento nº 10.883/2025 solicita requalificação estrutural, manutenção e reforço na segurança pública da Feira da Pracinha de Boa Viagem, localizada na Zona Sul do Recife. Em seu discurso na tribuna, Eduardo Moura lamentou reclamou que falta investimentos em pontos turísticos da capital, como a Pracinha. “A gente está vendo caixas de energia elétrica com a fiação completamente exposta, e isso é um problema sério. Fora isso, a gente tem barracas e toldos que estão danificados, precisam de substituição. Nós temos os banheiros públicos, mais uma vez, que não são banheiros, são pocilgas”, relatou. “E a gente não tem a Guarda Municipal presente lá”.

Em aparte, o vereador Davi Muniz aproveitou a solicitação à CONVIVA Mercados e Feiras para fazer um pedido pela criação do Mercado Público da Várzea. Já Alef Collins reforçou as críticas à falta de investimento público na Pracinha e para o acolhimento de pessoas em situação de rua que vivem no entorno dela. “Infelizmente, a Zona Sul do Recife está abandonada. Quando a gente passa pela Pracinha de Boa Viagem, que é bastante conhecida, tem a igreja católica, tem ali a nossa orla de Boa Viagem, a gente vê o real descaso que está sendo feito com aquela população”, disse Collins.

Por sua vez, o requerimento nº 10.895/2025, dirigido à pasta de Assistência Social do Recife, pede a intensificação da abordagem social qualificada no entorno da rua 10 de Julho, no Centro POP de Boa Viagem. A matéria indica, ainda, a necessidade de plantões reforçados em horários críticos, mediação de conflitos, fluxo de encaminhamento para acolhimento e direcionamento a serviços de saúde e assistência social, ordenamento das filas e do uso do passeio, plano integrado com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar de Pernambuco para rondas preventivas e retirada de armas brancas, além de comunicação comunitária e monitoramento de indicadores.

Durante a discussão, Eduardo Moura disse que os moradores da rua onde o Centro POP foi instalado relatam haver questões de segurança relacionadas à presença do equipamento. Ele defendeu a realocação do Centro. “Este Centro POP de Boa Viagem tem que sair dessa rua. O Centro POP de Boa Viagem tem que ir para uma rua comercial”, afirmou. “Pega uma rua próxima ali e bota numa rua comercial. Bota a Guarda Municipal para tomar conta, 24 horas por dia. Isso é o mínimo de cuidado com os moradores do Recife”.

O vereador Felipe Alecrim  ocupou a tribuna da Casa e  falou sobre os requerimentos de Eduardo Moura, destacando o de número 10895/2025. Ele disse que o modelo de Centro Pop “não funciona para restituir a dignidade de vida às pessoas em situação de rua” e afirmou que em qualquer bairro do Recife há muitas pessoas em situação de rua. “Mas falta estrutura de acolhimento para essa população. Uma criança que vive nas ruas já cresce sem acesso à dignidade, com o futuro comprometido. Já é uma criança fadada ao fracasso. Precisamos sair dessa situação e irmos para a ação, pois estamos falando de dignidade humana”.

O parlamentar disse que é preciso criar Centro Pop 24 horas, pois entende que não se pode ter centros que liberem as pessoas para as ruas às 5h. “Elas saem e voltam para as ruas, onde vão alimentar o vício. E isso vai se relacionar com assaltos e roubo. Falo isso com propriedade, de quem vai às ruas”. Felipe Alecrim também apresentou dados, sem citar a fonte, dizendo que a população em situação de rua cresceu mais 166% entre 2019 e 2025, no Recife. “Saímos de cerca de 1400 pessoas para 3725, vivendo em situação de rua. Esse é o maior aumento de população de rua do Nordeste”.

Guarda Municipal - Por meio do requerimento nº 10.973/2025, Eduardo Moura indica à Secretaria de Ordem Pública e Segurança que estude a possibilidade de um projeto de parceria técnica voltado à capacitação, formação continuada e cursos de aperfeiçoamento para os agentes da Guarda Civil Municipal do Recife em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Essa capacitação traria um foco em segurança viária, mediação de conflitos e protocolos operacionais”, detalhou o parlamentar. De acordo com ele, a superintendência local da PRF já teria demonstrado disponibilidade para a cooperação.

Sobre o requerimento nº 10973/2025, a vereadora Ana Lúcia parabenizou o vereador Eduardo Moura pela iniciativa e fez uma sugestão para que exista um serviço de acompanhamento psicológico para a Guarda Municipal.   

“É muito grave, necessário e urgente que toda a Guarda Civil Municipal tenha esse aparato psicológico, além de oferecer palestras para que esses profissionais sejam cuidados. Às vezes, a gente não foca naquele servidor que está ali, na maioria das vezes, com condições insalubres e uma família cheia de preocupações. Fico pensando que quando a Guarda começar a se armar, nós precisamos que esses profissionais estejam devidamente capacitados de forma técnica e com aparato psicológico”.  

Felipe Alecrim concordou com a vereadora Ana Lúcia e pontuou que a valorização do guarda municipal é essencial. “Não é só armar a Guarda Municipal. É preciso formar e ter acompanhamento psicológico para uma Guarda, inclusive, que está adoecida. É preciso valorização profissional do ponto de vista de melhores salários e melhorar a condição da estrutura física”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e apartes.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim e apartes.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia e apartes.

 

Em 28.10.2025