Vereadores usam requerimentos como base para críticas à gestão

Um conjunto de 30 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) uniu a bancada da Oposição num debate em críticas à gestão do prefeito João Campos, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7). As proposições pedem providências para melhoria no funcionamento de mercados públicos, correção estruturais em creches, contenção de barreiras em áreas de morro, regularização do atendimento em policlínica, obras de pavimentação e drenagem em ruas, revisão de auxílio moradia para moradores de comunidades, entre outras.

No meio dos requerimentos debatidos está o de número 9958/2025, que dirigiu indicação à Secretaria de Infraestrutura do Recife solicitando providências no Mercado de Afogados. “O mercado está entregue às traças", reclamou o parlamentar, apontando que problemas no banheiro. "No mercado, a situação elétrica é precária, há esgotos a céu aberto e o mato toma conta da área”, disse. O vereador Davi Muniz (PSD) parabenizou Eduardo Moura pelo requerimento. “Essa situação não é só no Mercado de Afogados, mas também do Engenho do Meio. Na Várzea, a população espera a construção de um mercado há 13 anos”, disse.

O vereador Alef Collins (PP) afirmou que os requerimentos eram “pertinentes” e informou que “quando a gente anda pelos mercados vê uma insalubridade que não vimos nas propagandas”. O líder da bancada de Oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo), disse que Eduardo Moura, através dos requerimentos, “estava mostrando o Recife de verdade” e que o trabalho de crítica e de fiscalização feito pela oposição “está incomodando”.

Através do requerimento 9965/2025, Moura dirigiu apelo ao comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), solicitando reforço imediato do policiamento e adoção de medidas preventivas na Ponte da Boa Vista (Ponte de Ferro), que liga a Rua da Imperatriz, na Boa Vista, à Rua Nova, no bairro de Santo Antônio. “Os noiados estão roubando até os ferros da ponte. Não adianta fazer esse pedido à Prefeitura do Recife porque ela não trata a polícia municipal como polícia. A Prefeitura não vai fazer nada”. 

O requerimento número 9967/2025 solicita à Secretária de Saúde do Recife providências para regularização do atendimento na Policlínica Amaury Coutinho, localizada na Campina do Barreto. Nessa discussão, o vereador Júnior de Cleto (PSB) questionou as informações apresentadas por Eduardo Moura, de que a policlínica é deficitária, e lembrou que 50% dos usuários da unidade são oriundos de Olinda e de outros municípios, “o que sobrecarrega a unidade”. O vereador Felipe  Alecrim (Novo) pediu aparte e fez um adendo a essa informação: “Não são 50% mas 25%”.

Sobre os requerimentos 9992/2025, 9994/2025, 10026/2025 e 10027/2025, o vereador Felipe Alecrim salientou que teve a oportunidade de fiscalizar praticamente todos os equipamentos públicos voltados aos cuidados das pessoas que vivem em situação de rua. Ele lamentou a situação dos locais.

“O Centro Pop não tem estrutura adequada porque não acolhe e não transforma a vida dessas pessoas. A pessoa em situação de rua chega ali para lavar uma roupa, para fazer um lanche, mas você não tem ali uma equipe adequada que promova empregabilidade, que reestruture a dignidade restabelecendo o vínculo familiar, nem que dê acesso à saúde. As pessoas são acolhidas pela manhã e mandadas embora porque não existe um acolhimento 24 horas dessas famílias”.

Alecrim finalizou o discurso dizendo que era preciso adotar políticas públicas voltadas a projetos e ações que cuidem da vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. Em aparte, Davi Muniz (SD) detalhou reportagem publicada no Jornal do Commercio, nesta segunda-feira (6) sobre desigualdade social. Segundo a publicação, a Região Metropolitana do Recife se destaca no cenário nacional por registrar o pior índice de desigualdade de renda do Brasil metropolitano em 2024, de acordo com o Boletim Desigualdade nas Metrópoles, divulgado pelo Observatório das Metrópoles, UFRJ e PUCRS. Apesar de melhorar seus indicadores, a capital pernambucana ainda figura entre os piores resultados do País na questão de renda e desigualdade.  

Defesa – Ao ocupar a tribuna, o vereador Júnior de Cleto (PSB) discutiu dois dos requerimentos do vereador Eduardo Moura e saiu em defesa da Prefeitura do Recife. O primeiro foi o requerimento  nº 9.967/2025 que solicita providências para regularização do atendimento na Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto. “O Serviço de Pronto Atendimento  de Peixinhos, Olinda,  fechou e 50% dos moradores de Olinda seguem para serem atendidos no Recife, na Amaury Coutinho. Quando ele está funcionando, a Amaury Coutinho tem cerca de 30 a 35% de atendimento. O requerimento é de suma importância e temos que estar solicitando melhorias para o Recife, mas há uma superlotação no Recife por atender outros municípios”, disse. 

Sobre o requerimento  nº 9.958/2025, que solicita providências no Mercado de Afogados, o vereador Júnior de Cleto destacou que a Prefeitura do Recife tem feito diversas melhorias nos mercados da cidade. “Recentemente foi lançado um projeto de mais de R$ 30 milhões para requalificação dos mercados, e eu convido Vossa Excelência para dar uma volta no Mercado de São José e ver o investimento que está sendo feito lá. O mercado não está entregue às traças, como foi dito nesta tribuna", salientou. 

O vereador Davi Muniz também participou da discussão sobre o requerimento nº 9.962/2025. No discurso, ele mencionou também haver problemas em ruas como Doutor Aluísio Marques, na Várzea, Professor Luís Lins de Barros, no bairro da Caxangá. “Eu tenho visto nas audiências do plenário todos os vereadores solicitando ao prefeito calçamento de rua. E falar de calçamento de rua é lembrar de várias ruas daquela região da Várzea, onde o povo vive jogado na lama”.

Em aparte a Davi Muniz, o vereador Felipe Alecrim voltou a se pronunciar e tecer críticas generalizadas à gestão municipal. “Nos mais de dez anos de gestão do PSB aqui na cidade do Recife, me aponte um ano que teve melhoria dos indicadores de assistência social”.

Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Davi Muniz

Em 07.10.2025