Voto de aplausos para professoras e professores das redes estadual e municipal de ensino
A vereadora Ana Lúcia pontuou que a carreira é cheia de desafios, seja para iniciantes ou para profissionais que, da mesma forma que ela, atuam no magistério há mais de 30 anos. "Quando um professor escolhe o exercício dessa profissão, a gente sabe que ali está um profissional, um ser humano que, através dos conhecimentos que adquiriu, vai colocar em prática no seu exercício diário, mas não é tarefa fácil", disse. “Na maioria das vezes, hoje, no contexto escolar, na sala de aula, o professor o muito que consegue é administrar conflitos”, lamentou.
“Transmitir o conhecimento, trabalhar o didático, colocar em prática os projetos e os planos pedagógicos tem sido uma tarefa ainda mais difícil. Os conflitos que estouram todos os dias em sala de aula, para além do contexto de violência, tem adoecido milhares de professores", afirmou. De acordo com a parlamentar, tem sido comum a ocorrência de síndrome do pânico, depressão entre outras doenças provocadas pelo “ambiente hostil que se transformou a sala de aula”, afirmou.
"Nós, professores, apesar de termos um dia em que podemos comemorar a escolha dessa profissão, precisamos fazer uma reflexão de como é ser professor”. Ana Lúcia lembrou que pesquisas já apontam que vem diminuindo o número de professores em formação. “O que significa dizer que, muito em breve, poderemos ser uma nação que não tem professor. E quem irá transmitir os conhecimentos para os demais profissionais?”, indagou.
A vereadora lembrou, também, que o número de professores contratados no Estado de Pernambuco, é maior do que o número de concursados e ela acredita que isso dificulta uma educação pública de qualidade. A parlamentar considerou alguns avanços, como o piso nacional da categoria, mas disse que, a cada ano, “tem sido uma dificuldade para receber”. Disse que questões básicas, como uma sala climatizada, ainda é difícil para muitos, então, cobrou respeito e valorização profissional.
Em aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) compartilhou da opinião de Ana Lúcia e destacou o quanto é necessária a valorização dos profissionais. "Eu percebo uma categoria que tem avançado na conquista de direitos na sociedade, mas está precisando ser mais respeitada. A sociedade está começando a incentivar o desrespeito ao professor”, falou. “Eu sou de uma época em que se respeitava demais os professores”. O vereador ressaltou o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) é uma conquista da luta da categoria.
Clique e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia e aparte.
Em 20.10.2025.
 
				 Câmara Municipal do Recife
Câmara Municipal do Recife
           
      
     
                        
                        
                       
                       
                        
                        
                        
                        
                       
                       
                      