Câmara aprova Plano Plurianual do Recife

Em reuniões que, juntas, duraram mais de cinco horas, nesta terça-feira (25), o plenário da Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 26/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) do Recife para o período de 2026 a 2029. Trata-se de uma das mais importantes leis orçamentárias que contém o planejamento do governo municipal definindo as prioridades, diretrizes e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Com a finalidade de aperfeiçoar a proposta, os vereadores e vereadoras apresentaram 925 emendas à proposição, das quais 61 receberam parecer pela aprovação.

A votação foi precedida por um intenso debate, sobretudo por conta de emendas que receberam parecer pela rejeição no seio da Comissão de Finanças e Orçamento que apresentou o relatório final.  O primeiro a discursar sobre o assunto, foi o vereador Eduardo Moura (Novo). “O PPA é um plano que traz para o Recife indicações de políticas públicas que podem mudar a vida de todos e todas. Infelizmente, todas as minhas emendas foram negadas”. Ele abordou uma a uma das emendas de sua autoria que, em linhas gerais tratam de educação e inovação pedagógica, benefícios para carreiras de servidores municipais e serviços destinados à assistência de pessoas em situação de rua.

O vereador Felipe Alecrim também discutiu sobre o Plano Plurianual e criticou a rejeição de 18 emendas sugeridas por ele, porém elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB). "[Quero] fazer o registro de que o vereador Samuel Salazar trouxe consigo a cortesia de se reunir antecipadamente para mostrar as emendas que seriam aprovadas, rejeitadas e tentar, de algum modo, costurar um caminho para a solução dos problemas do povo recifense", disse. Ele, porém, reclamou que as suas emendas não aprovadas, tratavam de temas como a defesa "de melhor política pública para pessoas em situação de rua, democracia participativa, empreendedorismo, comércio popular, coerência orçamentária, autonomia legislativa".

Ao se pronunciar na tribuna, o vereador Agora É Rubem (PSB) lamentou a rejeição da maior parte das emendas apresentadas por seu mandato. “É com muita tristeza que eu subo a esta tribuna no dia de hoje, porque colocamos 218 emendas – emendas essas que iriam somar com o povo do Recife, emendas que [vão] desde a uma encosta até um Bolsa Azul para mães atípicas. Fiquei muito triste no dia de ontem quando, à noite, eu recebi o expediente da Casa. Expediente esse em que só foram aprovadas quatro emendas [apresentadas pelo mandato do vereador Agora É Rubem]”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Agora é Rubem.

 

Em 25.11.2025