Câmara concede Medalha de Mérito à Igreja Batista em Coqueiral, que completa 100 anos

Prestes a completar 100 anos de existência, a Igreja Batista em Coqueiral (IBC) recebeu a mais alta comenda da Câmara do Recife em uma cerimônia promovida nesta quinta-feira (13). O evento, realizado por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), prestigiou a instituição religiosa com a Medalha de Mérito José Mariano em uma cerimônia que reuniu integrantes da congregação no plenário da sede do Poder Legislativo municipal. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) conduziu a solenidade.

Criada em 4 de dezembro de 1925, por nove membros fundadores e suas famílias, a Igreja Batista em Coqueiral teve 20 líderes ao longo de sua história, sendo 19 deles pastores e uma vice-presidente. Nesse período, consolidou a sua atuação social e hoje, por meio dos 20 projetos mantidos pela organização não-governamental Instituto Solidare, a igreja beneficia diretamente mais de 2 mil pessoas.

Na tribuna da Câmara, Ana Lúcia lembrou momentos importantes da igreja, como a liderança da vice-presidente e pastora emérita Berenice Verçosa de Araújo e o trabalho de “renovação espiritual e missionária” exercido pelo atual presidente da IBC, o pastor José Marcos da Silva. A vocação para a atuação social da Igreja Batista em Coqueiral foi outro ponto de destaque do discurso da parlamentar.

“Celebrando 100 anos de existência, a Igreja Batista em Coqueiral reafirma seu papel como uma voz profética e solidária na cidade do Recife. Sua trajetória é motivo de gratidão e de reconhecimento por parte de todos nós”, disse a vereadora. “Por isso, nesta Casa Legislativa, quero expressar, em nome do povo recifense, meu profundo respeito e admiração à Igreja Batista em Coqueiral, ao seu pastor José Marcos da Silva, a toda liderança, aos membros, voluntários e famílias que constroem, dia após dia, essa linda história de fé e serviço”.

Após a exibição de um vídeo institucional, Ana Lúcia promoveu a entrega da Medalha de Mérito José Mariano e seu respectivo diploma ao pastor José Marcos Silva, que recebeu a comenda em nome da IBC. Em seguida, o coro de flautas de crianças da igreja realizou uma apresentação musical no plenário.

Na ocasião, José Marcos Silva disse estar honrado “por ser o pastor do centenário” e frisou o trabalho coletivo desenvolvido pela igreja. A ação social e a história da IBC também foram destacadas pelo religioso.

“Essa homenagem consolida uma história de atuação social da igreja, que hoje atua em vários lugares do município do Recife”, afirmou. “Não é qualquer instituição que completa 100 anos e eu me sinto, também, enquanto representante da igreja, extremamente honrado por saber que a Casa de José Mariano olha para a Igreja Batista em Coqueiral e a enxerga como um ente importante para o Recife e para a construção, sobretudo em Coqueiral e adjacências, de uma comunidade mais forte”.

A cerimônia de homenagem também contou com um discurso do deputado federal Ossésio Silva (Republicanos), que compôs a mesa de honra da reunião solene com as vereadoras Ana Lúcia e Jô Cavalcanti e o pastor José Marcos Silva, assim como o vice-presidente da IBC, Roberval Vieira de Mesquita, a gerente de Programas e Projetos do Instituto Solidare, Elisiane Queiroz, e a estudante e membro da IBC Kárys Calley.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique  aqui e assista a reunião solene para entrega da Medalha de Mérito José Mariano à Igreja Batista em Coqueiral.

Em 13.11.2025