Câmara do Recife celebra 200 anos do Diario de Pernambuco
Além dos vereadores Romerinho Jatobá e Felipe Francismar, também ocuparam a mesa de honra da solenidade Carlos Vital, presidente do Diario de Pernambuco; Ricardo Novelino, diretor de redação do Diario de Pernambuco; o deputado estadual Francismar Pontes e o superintendente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Aldemar Santos.
Autor da homenagem, o vereador Felipe Francismar destacou que o Diario de Pernambuco cumpriu e cumpre um papel essencial de levar informação e manter a população atualizada. "Suas páginas registraram acontecimentos marcantes, deram voz à população e contribuíram para a formação de uma opinião crítica, democrática e consciente. Desde a sua fundação, tem acompanhado de perto a evolução do Recife, de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Foi testemunha de momentos históricos que moldaram a nossa sociedade, transformações políticas, econômicas, culturais e sociais. Durante todo esse tempo, manteve-se fiel ao seu propósito de informar de maneira responsável e confiável. A sua trajetória está intimamente ligada ao desenvolvimento da imprensa nacional e à preservação da memória coletiva", afirmou.
O parlamentar falou da importância da imprensa livre para manter o estado democrático de direito. "A imprensa livre fortalece a cidadania, o debate público, valores sociais que sustentam a nossa democracia. E esse jornal representa com excelência esse compromisso, inspirando não apenas jornalistas e comunicadores, mas cada cidadão que busca conhecer e compreender a realidade à sua volta. Ao longo desses 200 anos, inúmeros profissionais dedicaram sua vida a esta instituição", ressaltou. "Cada matéria publicada, investigação, edição impressa ou digital reforça o compromisso com a população. Celebrar dois séculos é celebrar também a resistência, a boa comunicação, a valorização da cultura e o compromisso com a sociedade". Em seguida, Felipe Francismar realizou a entrega do certificado de homenagem ao presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Vital.
O diretor de redação do Diario de Pernambuco, Ricardo Novelino, falou da importância dos 200 anos de circulação do jornal. "Ao longo das comemorações dos 200 anos, a equipe de reportagem se empenhou em elaborar, planejar e executar matérias que ajudassem o público a compreender a importância dessa data. São 200 anos de jornal, é muita coisa. É o periódico mais antigo em circulação na América Latina e em língua portuguesa também. Já virou Patrimônio Imaterial do Brasil e do Recife, também estamos com proposta em tramitação na Assembleia Legislativa", destacou. "A equipe se deparou com a grandeza de outra instituição com muitos séculos e história: a própria Câmara Municipal do Recife, uma instituição fundada em 1710, uma história que se confunde com o nascimento da nossa cidade", disse. A reunião solene contou com apresentação, em violão e flauta, dos músicos Marcos França e Italy Kaline.
Ao encerrar a solenidade, o vereador Romerinho Jatobá parabenizou Felipe Francismar pelo reconhecimento ao Diario de Pernambuco. "Essa instituição bicentenária que tanto tem ligação com a nossa cidade. Quando se fala do Diario de Pernambuco, automaticamente se remete ao Recife, à história de um jornal comprometido, sério, que tem o respeito da sociedade".
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique e aqui e assista a reunião solene em celebração aos 200 anos do Diario de Pernambuco.
Em 24.11.2025.